Ilha Grande

Páginas: 10 (2392 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2014
Ilha Grande
Para chegar ao PEIG é preciso tomar uma embarcação em Mangaratiba, Conceição de Jacareí ou Angra dos Reis e fazer a travessia marítima para a Vila do Abraão, pequeno núcleo urbano situado na costa nordeste da Ilha Grande, que é a principal porta de entrada do Parque.

A Ilha Grande é uma ilha do litoral brasileiro no oeste do estado do Rio de Janeiro, próxima ao município de Angrados Reis, e cujo território abrange os distritos de Abraão e Praia de Araçatiba.
A Ilha Grande é a maior das ilhas do litoral de Angra dos Reis. É uma ilha de 193 km² com relevo acidentado e montanhoso, cujas maiores elevações são o Pico da Pedra D'Água (1 031 metros) e o Pico do Papagaio (982 metros), sendo este último o mais famoso, devido a sua forma pitoresca. As costas da ilha sãorecortadas por inúmeras penínsulas e enseadas (sacos), formando várias praias. A vegetação é exuberante, formada por mata atlântica, mangue e restinga.
A principal localidade da ilha é a Vila do Abraão, com, aproximadamente, 3 000 habitantes e que concentra a maior parte da infraestrutura da ilha, como posto de saúde, escola primária, posto dos correios e destacamentos do Corpo de Bombeiros e da PolíciaMilitar. Um serviço de barcas liga diariamente a Vila do Abraão com Angra dos Reis e Mangaratiba, no continente. A vila conta, também, com ampla oferta de pousadas, campings, bares, restaurantes e comércio para turistas. Além desta, existem algumas outras pequenas comunidades espalhadas pela ilha também dotadas de infraestrutura turística, como Provetá.
As atividades econômicas giram em torno dapesca e, principalmente, do turismo. A ilha oferece, atualmente, muitas alternativas turísticas: passeios de barco, praias com águas calmas para mergulho em família, praias destinadas à prática de esportes como o surfe e o mountain-bike, trilhas ecológicas por dentro da mata ao centro da ilha, além de algumas atrações históricas.
habitada pelos índios tamoios. foi avistada pelo navega­dorportuguês Gonçalo Coelho em 1502.
A ilha passou, então, por dificuldades econômicas, já que as poucas lavouras ainda existentes se tornaram de subsistência. Além disso, houve um grande declínio nas atividades da indústria pesqueira nos anos 1980.
Em 1994, o presídio, que era fonte de insegurança para a população local devido às fugas de presos, foi demolido pelo governo fluminense. Após sua implosão, aUniversidade do Estado do Rio de Janeiro obteve o direito de cessão da área e das benfeitorias que pertenciam ao presídio, inaugurando, no ano de 1998, o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável.
Desde então, a economia da ilha tomou novo impulso e tem se baseado no turismo, sendo um dos locais mais procurados do estado do Rio de Janeiro para a prática de surfe, mergulho,mountain-bike, montanhismo, camping e trilhas.
No início de 2010, a ilha sofreu com vários deslizamentos consecutivos[2][3] em razão do grande volume de chuvas.[2].
Em 2011 os moradores da ilha uniram-se e não pouparam esforços para fortalecerem a realizações eventos tradicionais neste paraíso, como o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, o festival de Cultura Japonesa na praia de Bananal.Principais praias
Abraão
Palmas
Lopes Mendes
Aventureiro
Dois Rios
Praia do Sul
Praia do Leste
Praia Vermelha
Araçatiba
Bananal
Sítio Forte
Lagoa Verde
Lagoa Azul
Saco do Céu
Caxadaço
Provetá

praia da feiticera













Praia do aventureiro






Praia lopes mendes


Praia na vila abraão




como chegar lá:
Formas de acesso às cidades de Angra dosReis e Mangaratiba.

Automóvel
Rio de Janeiro: Do centro pela Avenida Brasil até a entrada para Itaguaí, BR 101 (acesso para
Mangaratiba) e acesso para Angra dos Reis (Km 478).

Ônibus
Opções partindo do Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo e Belo Horizonte com destino a Angra
dos Reis e Mangaratiba.

Avião
Angra dos Reis possui aeroporto no bairro da Japuíba, situado a 10 km do centro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impactos Turismo na Ilha Grande
  • Zoneamento ilha grande
  • Relatório de campo ilha grande
  • Macroalgas da Ilha Grande
  • História da ilha grande
  • Rubiaceae do Município de Ilha Grande, Piauí, Brasil
  • O AVENTUREIRO, ILHA GRANDE-RJ: UMA ANÁLISE DE MUDANÇA SOCIAL
  • Pré-projeto de monografia Parque Estadual da Ilha Grande

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!