Ilha anchieta

Páginas: 4 (922 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014
Na época do descobrimento a Ilha tinha como principais habitantes os índios Tamoios e Tupinambás. Estes a chamavam de Ilha de Tapira, que significa lugar calmo. Os índios tupinambás eram lideradospelo famoso cacique Cunhambebe, responsável pelo tratado da Paz de Iperoig. Este Cacique foi de grande importância numa época em que haviam constantes conflitos entre os portugueses colonizadores e osindígenas.

Uma aproximação de Cunhambebe com os jesuítas missionários José de Anchieta e Manoel da Nóbrega resultou no importante Tratado da Paz de Iperoig de 14 de setembro de 1563. Com estetratado os conflitos diminuíram bastante e os portugueses ocuparam a colônia de uma forma bem mais tranqüila.
Além dos Portugueses, holandeses, franceses e outros europeus chegaram à Ilha Anchieta, alémde escravos. Suas atividades principais eram a pesca e da agricultura de subsistência,plantando principalmente café, cana, feijão, milho, mandioca, e com isso o povoado da ilha se desenvolveu. Foiinaugurada uma pequena igreja, um cemitério, escola e um pequeno e variado comércio cresceu aos poucos.
No ano de 1885 a Ilha passou a se chamar Freguesia do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos – e porisso durante muito tempo foi chamada simplesmente de Ilha dos Porcos.
Em 1902 um golpe nos habitantes da então Ilha dos Porcos: o governo resolveu transformá-la em uma Colônia Penal, desalojando edesapropriando cerca de 412 famílias. A colônia chegou a ser desativada em 1914 com a transferência de presos para presídios de Taubaté. Porém, foi reativada em 1928 para nela serem colocados os presospolíticos da ditadura de Getúlio Vargas. Ainda viviam na Ilha alguns dos habitantes originais, que passaram a dividir os espaços com novos moradores: os soldados e suas famílias.

No ano de 1934,numa séria de homenagens prestadas em função do 4º. centenário do nascimento do Padre José de Anchieta a Ilha dos Porcos mudou de nome, passando a homenagear ao grande Jesuíta A Ilha dos Porcos. É o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anchieta
  • anchieta
  • a ilha
  • A ilha
  • A ilha
  • Padre Anchieta
  • MUSEU ANCHIETA
  • A ilha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!