Ilegalidades Nos Centros Urbanos

Páginas: 5 (1094 palavras) Publicado: 21 de junho de 2015





UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ




CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO




TRABALHO


DE


SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA







Professor: VINICIUS ESPERANÇA LOPES



Rio de janeiro 19 de junho de 2015.

IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO








































JOAO CARLOS STOGMULLER – MAT 2014.08.292424
MERIANE ZAGO BARBOSA – MAT 2013.08.221177

SUMÁRIO





RESUMO DO AUTOR....................................................... 4


RESUMO DOS TEXTOS.................................................... 5


PRINCIPAIS IDEIAS DOS TEXTOS ................................ 6

COMENTÁRIO DO GRUPO.............................................. 8



BIBLIOGRAFIA ..................................................................9















RESUMO DO AUTOR




Professoralivre-docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (2010). Coordenadora do PPGS-USP (2013-2015). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Ciência Política (USP, 1984) e doutorado em Sociologia (USP, 1992). Pós-Doutorado na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales - Paris, França (1999-2000). Coor *** Pesquisador convidado (postoCNRS) nos quadros da Maison de Sciences de l'Homme Ange Guepin, Nantes, França (dezembro 2006-março 2007). Pesquisador convidado na Universidade de Toulouse Le Mirail, Departamento de Sociologia, LISST, 2010-2011, coordenadora da equipe brasileira de um programa de cooperação franco-brasileiro (Acordo Capes-Cofecub, 2007-2011), Gestão do conflito na produção da cidade contemporânea Projeto TemáticoFapesp (2014-2018). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia, da Universidade de São Paulo.
















Home page: www.veratelles.net (Texto informado pelo autor)
Dados extraídos da Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/06/2015 às 14:51:27.
RESUMO DO TEXTO:


Nas dobras do legal e do ilegal: ilegalismos e jogos de poder nas tramas da cidade eIlegalismos urbanos e a cidade.



A exposição das situações cotidianas apresentadas pela autora, denota de forma clara e real, as mazelas sociais em que a população da periferia se envolve, na busca por um sustento viável, distante da dualidade entre legal e ilegal, expondo assim a tênue linha entre o honesto, o possível e o factível, na busca pelo sustento familiar. O imediatismo das situaçõessociais expostas também demonstra de forma clara, as parcas possibilidades sociais a que se tem acesso essa população, valendo-se de todo e qualquer artifício para auferir rendimentos.



















PRINCIPAIS IDEIAS DO CAPITULO


A autora nos agracia com a história da incansável batalhadora Doralice, na sua saga pelo sustento digno de sua família, adotando práticas comuns nas periferias dasgrandes cidades, porém sem a observância necessária quanto a sua legalidade. A exposição das situações que o texto faz alusão, a linha tênue que há entre a legalidade e a ilegalidade, a formalidade e a informalidade, e ainda passeia de forma consistente nas mazelas desta população pouco assistida.

As possibilidades apresentadas a Doralice, demonstram a busca incessante pela dignidade dosustento, mesmo que adotando caminhos que não denotam a formalidade legal de suas ações. À margem da formalidade trabalhista, atua na prestação irregular de serviços de limpeza, bem como no comercio de objetos, nem sempre lícitos.

Apesar das opções apresentadas Doralice não se abate e busca, sempre com a opção de erro / acerto, contando com a sorte e a ajuda de seu cônjuge, isso posto, notadamentetemos a visão amplificada do cotidiano desta população. Nos estudos apresentados, a conotação quanto ao licito ou ilícito toma corpo, quando demonstrado o convívio entre o legal e o ilegal, de forma intrínseca e com a aceitação da população. Tal prática é atribuída a um nicho específico da população, mas observa-se em todos os níveis sociais.

É notadamente tolerado o comércio paralelo de objetos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REVITALIZAÇÃO DOS CENTROS URBANOS
  • A noção de centro urbano
  • Resenha "Intervenções em Centros Urbanos"
  • planejamento urbano do centro de fortaleza
  • Problemas ambientais nos centros urbanos
  • Estacionamento nos centros urbanos
  • CENTROS URBANOS: POR QUÊ INTERVIR?
  • Violencia praticada nos centros urbanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!