Il Ada Rafael Siopa

694 palavras 3 páginas
Universidade Clássica de Lisboa | Faculdade de Letras
Licenciatura – 1º ano | Curso – História da Arte
Professor: Amílcar Guerra
Introdução à Antiguidade Clássica

Ilíada - Segundo a tradução de Frederico Lourenço (2005)
(1º Semestre)

Rafael Siopa Gomes da Costa | Nº de aluno: 53158

Novembro de 2014

Ilíada, a obra que ilustra a época heróica do povo grego que ganha uma grande atenção do seu autor no que toca à transmissão através desta os valores morais individuais e colectivos presentes no mundo retratado através das aventuras de um povo que assenta numa realidade dura e de guerra. Esta tem inicialmente apenas uma forma oral que ganha novos rumos e histórias à medida que esta é transmitida, uma vez que histórias novas são adicionadas às antigas e por vezes sofrem alterações, o que demonstra que a obra não foi feita na íntegra pela mesma pessoa, apesar de mais tarde ter sido atribuída a um só homem, Homero.
Esta foi utilizada várias vezes como base de estudo para uma melhor compreensão da sociedade clássica e através desta comparar com uma sociedade mais recente, um aspecto de semelhança é por exemplo a defesa da sua pátria, ganha notoriedade e estatuto de herói e consequente honra e fama, um ponto que diferencia bastante é a religião, na época clássica existe uma religião politeísta o que não se verifica numa realidade mais atual em que a religião assenta na crença de uma entidade só, sendo esta uma religião monoteísta.
A civilização homérica assenta numa religião politeísta e pagã, prestando culto aos deuses, fazendo oferendas de acordo com rituais praticados por esta, considerando que toda a boa fortuna que tenham se deve às preces e oferendas aos desuses e que os infortúnios por sua vez são meios que os deuses utilizam para castigar desrespeitos ou desobediência para com ele, tendo estes o principal objectivo de apaziguar a sua ira. São os primeiros a "humanizar" os deuses, traduzido de clara forma no Canto III vv. 406 a 411.
Na obra de Homero é

Relacionados