ijsijji

1150 palavras 5 páginas
7ª Série – Geografia
O meio natural: O contexto do senhor dos ventos

Baseado nas grandes navegações a buscas de especiarias e peças interessantes fora da Europa. Foram descobertos pelos europeus dois novos continentes: Ásia e África, onde foram descritos da forma em que foram encontrados. Também baseado na religião local (cristã) a cartografia medieval fez vários tipos de mapas um deles foi o mapa “T” onde, onde a Ásia ficava ao norte e centralmente por ser a terra prometida por cristo. Também pela razão de suas formas, sendo conhecida a Ásia como maior extensão e a áfrica e Europa em território com extensões menores.

Retomando ao assunto das navegações é se concluído que foram difíceis as maneiras as quais eram navegados eles deviam utilizar métodos para atravessar oceanos etc. Alguns desses métodos foram: instrumentos, mapas e a força natural.
Instrumentos: Bússola, astrolábio, quadrante.
Mapa: Mapa dos ventos, mapas portulanos.
Forças naturais: Ventos, ondas e correntes marítimas.
Como citado acima às forças naturais eram muito utilizadas antigamente, já que não se podiam utilizar os desfrutes das máquinas geradas muitos anos depois disso. A força da natureza que era baseada no vento que a força que carregava as velas das naus e a força das correntes marítimas que carregavam a “carcaça”.
Atividades
1. Quais são os cinco atuais continentes? Quais foram os continentes encontrados por primeiro pelos europeus?
2. Porque os mapas europeus colocavam a Ásia na parte norte e central de seus mapas?
3. Como foram estudados, os homens utilizavam das forças naturais para navegar e atravessar oceanos. Quais forças são essas? E quais instrumentos serviram de auxílio?
O meio técnico: A força das máquinas na produção e na circulação
Durante um longo período a humanidade ganhava seus lucros à base manufaturadas, ou seja, com trabalhos feitos a mão depois que surgiram os dois primeiros fatores que serviram para o surgimento das primeiras máquinas que

Relacionados