Ijespacial 13 Foguetes Construindolancando

3490 palavras 14 páginas
Construindo e Lan¸cando Foguetes
Guido Damilano
Instituto de Aeron´autica e Espa¸co – IAE/CTA
P¸ca. Mal. Eduardo Gomes, 50 – Vila das Ac´acias
12228-904 – S. J. Campos, SP – Brazil e-mail: damilano@iae.cta.br
Resumo. Este artigo, al´ em de uma brev´ıssima introdu¸c˜ ao hist´ orica sobre foguetes, apresenta tamb´ em tipos de propelentes utilizados e caracter´ısticas de estabilidade e raz˜ oes de massas de foguetes. S˜ ao mostradas e comparadas as condi¸c˜ oes de vˆ oo ´ de um foguete real e de um modelo de foguete. E apresentado um esquema de constru¸c˜ ao de modelos que vˆ oam usando ´ agua e ar-comprimido.
Palavras-chaves: foguetes, propelentes, estabilidade, modelos de foguetes

1

Introdu¸c˜ ao Quando o homem come¸cou a navegar pelos oceanos, seu u
´nico meio de orienta¸ca˜o `a noite era atrav´es das estrelas, o que promoveu o interesse e o avan¸co dos conhecimentos em astronomia.
Por volta da metade do s´eculo XVII apareceram os primeiros livros de fic¸ca˜o cient´ıfica contando sobre viagens `a Lua e, destacando-se dos demais, o livro Da Terra `a Lua de J´ ulio Verne ´e um dos mais inspiradores.
O foguete, como pequena arma de guerra, j´a era de tecnologia bem desenvolvida por aquela
´epoca. A hist´oria relata sobre ex´ercitos asi´aticos usando foguetes contra invasores europeus, que ainda usavam apenas arco-e-flecha como armas de maior alcance.
Entretanto, ainda faltava o conhecimento te´orico sobre o vˆoo dos foguetes.
Foi o professor russo (Cornelisse, 1979) Konstantin E. Tsiolkovsky quem, em 1903, publicou no “Moscow Technical Review” um artigo com o t´ıtulo Study of Space by Jet-Propelled Devices, em que ele mostrava a equa¸ca˜o que relaciona a velocidade do foguete com a velocidade de expuls˜ao dos gases provenientes da queima de combust´ıvel e a raz˜ao de massas. Seu trabalho, no entanto, n˜ao se tornou muito conhecido e, em 1923, Herman J. Oberth, em sua tese de doutorado apresentada na Universidade de Munich, chegou independentemente a resultado

Relacionados