Iintegração entre tecnologia e educação

286 palavras 2 páginas
7. Metodologia

A pesquisa do presente projeto será qualitativa, de cunho descritivo. Será realizada uma pesquisa de campo na escola x, para conhecer e pesquisar o corpo discente, docentes e demais profissionais da instituição.
Como instrumento de investigação de campo utilizarei questionários, que serão respondidos por professores e alunos do Ensino Fundamental do 2° ao 5° ano do turno vespertino, supervisores e diretor da unidade escolar; as indagações serão pertinentes ao uso dos recursos tecnológicos, neste caso o computador, para investigar as metodologias utilizadas em sala de aula ou nos laboratórios que seram observados.
A pesquisa bibliográfica será fundamentada nos autores Behrens (1999), Rischbieter (2008), Levy (1993), entre outros. Serão leituras indispensáveis para a fundamentação teórica. Esses foram utilizados como referências na construção do projeto e outros seram estudados durante a pesquisa, e certamente outros virão para enriquecer o diálogo e a troca de idéias. A pesquisa será realizada por recursos próprios.

9. Referências Bibliográficas

MENEZES, Débora. Inclusão Digital: dos primeiros passos às experiências mais avançadas, tudo sobre o computador em sala de aula, Revista Nova Escola, n° 195, pg.30 a 37. Set.2006.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Artes Médicas, 1995.

RISCHBIETER, Luca. O que fazer com os computadores na escola, Revista Pátio, n°47, p, 23 a 25. Ago/Out 2008.

BEHRENS, Marilda aparecida. O paradigma emergente e a prática colaborativa. Curitiba: Champagner, 1999.

LEVY. Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da Informática. Rio de janeiro: Editora 34, 1993.

MARQUES, Osório. A escola no computador: Linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí. Ed. Unijuí, 2ª ed.2006.

Secretaria do Estado da educação à distância: Ministério da educação. Integração da tecnologia na Educação.

Relacionados

  • plano diretor sinop
    49134 palavras | 197 páginas
  • Resumo de expectativas da educação étnico-racial
    203807 palavras | 816 páginas