iiiiiikkkkk

1136 palavras 5 páginas
Objetivo
Descrever basicamente as funcionalidades das plataformas de sistemas operacionais

Sistemas Operacionais

Um sistema operacional são vários programas para gerenciar as funções do processador, o armazenamento e o controle dos dispositivos. O sistema operacional tem todos os comandos básicos que os aplicativos que vão usar, em vez de ter todas estas funções reescritas para cada aplicativo.

Plataformas de sistemas operacionais
Hoje possuímos várias plataformas de sistemas operacionais as principais e mais utilizadas hoje são :

Windows
Mac Os
Unix
Linux
Solaris

Windows
Um sistema operacional desenvolvido primeiramente o DOS é um sistema operacional, comprado pela Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC em meados de 1980.Na mais erra o sistema do que uma tela preta com vários comandos a serem utilizados a onde o mesmo tinha foco logo em sua criação testar placas UCP/8086.
Ao passar o tempo o mesmo foi aprimorado sendo assim o Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Julho de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.
A partir desta versão NT vários aprimoramentos foram feitos nas versões pós NT, porém sua linguagem de programação sempre sendo as mesmas , a principal linguagem de programação usada para escrever o código-fonte das várias versões do Windows é o C e algumas partes com C++ e Assembly.
Hoje o mesmo é o sistema mais utilizado no mundo sendo mais fácil para o cliente com a interface gráfica que todos se acostumaram.

Mac Os

Foi o segundo sistema operacional a usar uma GUI (Depois do protótipo Xerox Alto, desenvolvido na Xerox PARC), e o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar

Relacionados