III VILA CULTURAL DOS PESCADORES

422 palavras 2 páginas
III VILA CULTURAL DOS PESCADORES
CONQUISTAR MORADIA, URBANIZAR, PERMANECER

Nossa Vila de Pescadores localiza-se nos arredores do porto de Jaraguá. É a matriz histórica da cidade de Maceió e atualmente estimula o comércio, o turismo, a gastronomia e a economia da capital com a venda de pescado para bares, restaurantes e supermercados.
A Vila é um dos lugares em Maceió onde se pratica a pesca artesanal e o único em que a construção de barcos é feita de forma artesanal, uma tradição passada de geração em geração. Por isso, buscamos junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o reconhecimento desses nossos saberes e fazeres como patrimônios culturais imateriais. De acordo com a Constituição de 1988, nós devemos proteger os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à raça ou à memória de grupos sociais brasileiros. Dentre esses patrimônios, se incluem as formas de expressão, os modos de criar, fazer e viver, como a pesca e a construção artesanal de barcos da Vila.
Essa ação junto ao IPHAN é uma forma de proteger nossos patrimônios imateriais das tentativas de retirada de moradores por parte da Prefeitura de Maceió. Eles argumentam: “só queremos melhorar o visual da cidade”, e para isso, visam deslocar-nos do nosso lugar de trabalho e moradia, o que viria a inviabilizar a continuidade das atividades pesqueiras tradicionalmente instituídas. Por quê? A enseada do porto é o único local em Maceió que pode abrigar barcos de porte médio, como os barcos da Vila. Mesmo que deixássemos os barcos e fossemos morar em outro lugar não iria funcionar, pois nós, os pescadores, temos um modo muito particular de vida. O nosso tempo é o tempo da maré. Nós trabalhamos no horário que a maré permite. Se ficarmos distantes da enseada não chegaremos a tempo para ir pescar e devido a distância e horários ainda correremos risco de morte. Imaginem os riscos que um pescador corre ao se

Relacionados

  • Meio ambiente
    30342 palavras | 122 páginas