ihkadmÇaSEOWWAKJBE

390 palavras 2 páginas
estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.

Fique de Olho
ÊNFASES DIVERSAS

Fique atento ao escolher um curso de Ciências Sociais. Algumas instituições oferecem graduação específica numa das habilitações de Ciências Sociais – Sociologia, Ciência Política ou Antropologia. Outras escolas oferecem ênfases em áreas próprias, como pesquisa social aplicada (Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro), América Latina (Unila, no Paraná); políticas públicas (UFG), relações internacionais (UFPE) e arqueologia (UFMG).
Mercado de Trabalho
O mercado tem aberto oportunidades para o cientista social, seja ele bacharel ou licenciado. A área que mais emprega os formados é ainda a de ensino em escolas e faculdades. Os licenciados encontram espaço em instituições de ensino de todo o país. Há boas oportunidades também em concursos públicos, com grande número de vagas. Entre as áreas de atuação estão o segmento de políticas públicas, em que o profissional elabora medidas que podem ser aplicadas pelos governantes, além da área de planejamento urbano. Outros mercados tradicionais são os institutos de pesquisa, que buscam profissionais capacitados para dar tratamento e fazer análise técnica de dados sobre a sociedade brasileira. Pesquisa do professor Manoel de Almeida Neto, coordenador do curso na PUC Minas, com ex-alunos, mostra que o governo federal é o maior empregador, seguido dos estados, do terceiro

Relacionados