ihihuhuhuh

421 palavras 2 páginas
Antes de executarmos qualquer trabalho (projeto, manutenção, instalação, etc.) na área eletroeletrônica, devemos observar todas as normas técnicas envolvidas no processo.

Somente assim poderemos realizar um trabalho eficiente, e sem problemas de natureza legal.

Atualmente, com os programas de qualidade das empresas, apenas um serviço bem feito não é o suficiente. Laudos técnicos e documentação adequada também são elementos integrantes do sistema.

Para quem estiver preparado, a consultoria de serviços de instalações em baixa tensão de um mercado – é, no mínimo, interessante.

* Matéria originalmente publicada na revista Eletrônica Total; Ano:24 N° 157; Mai / Jun –2013Implicações de um mau aterramento
Ao contrário do que muitos pensam, os problemas que um aterramento deficiente pode causar não se limitam apenas aos aspectos de segurança.

É bem verdade que os principais efeitos de uma máquina mal aterrada são choques elétricos ao operador, e resposta lenta (ou ausente) dos sistemas de proteção (fusíveis, disjuntores, etc.).

Mas outros problemas operacionais podem ter origem no aterramento deficiente.

A seguir, uma pequena lista do que já observamos em campo. Caso alguém se identifique com algum desses problemas e ainda não checou o seu aterramento, está aí a dica:

Quebra de comunicação entre máquinas e PCs (CLP, CNC, etc.) em modo online. Principalmente se o protocolo de comunicação for RS-232.
Excesso de EMI gerado (interferências eletromagnéticas).
Aquecimento anormal das etapas de potência (inversores, conversores, etc.), e motorização.
Em caso de computadores pessoais, funcionamento irregular com constantes “travamentos”.
Falhas intermitentes, que não seguem um padrão.- Queima de CIs ou placas eletrônicas sem razão aparente, mesmo elas sendo novas e confiáveis.
Para equipamentos com monitores de vídeo, interferências nas imagens e ondulações podem ocorrer.

Conclusão
Antes de executarmos qualquer trabalho (projeto, manutenção,

Relacionados