Igreja Melquita Fund

895 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Juiz de Fora

Análise Urbana
Relátório Conceitual

Fundamentos do Urbanismo - AUR-063
Prof. Dr. Fabio Jose Martins de Lima
Aluno : Tarcisio Hebert de Paula - 201324032

1 ) Apresentação e o Objetivo de estudo
É de imensa importância para o Brasil a imigração dos diversos povos por volta do final do século XIX e início do XX. Portugueses, italianos, alemães, árabes, japoneses, etc. vieram para o Brasil por motivos diferentes e aqui se misturaram, ajudando a formar a identidade cultural brasileira. A qual se caracteriza pela sua intrínseca heterogeneidade onde os diversos legados culturais se coexistem a geralmente em condições pacíficas .
A cidade mineira de Juiz de Fora também recebeu seus esses povos . Neste estudo irei focar na contribuição urbanística e cultural dos sírios e libaneses com a construção da Igreja Melquita de São Jorge , símbolo maior deste fluxo imigratório e sua organização comunitária.
Juiz de Fora destaca-se como exemplo deste fato. Na cidade são encontrados reflexos da manutenção desta cultura pré-imigratória. Dessa forma, considero a presença da Igreja Melquita Católica de São Jorge um exemplo desta aculturação, pois aos domingos, a missa é rezada em árabe, grego e português, permitindo assim a integração de todos os fiéis.

2 ) Análise Descritiva do Objeto
2.1 )O projeto estrutural e arquitetônico
O realização do difícil projeto devido ao terreno desfavorável foi realizada pelo Engenheiro Jorge Staico o qual foi incumbido desta tarefa devido ao alto custo e inviabilidade do projeto apresentado primeiramente pelo
Desenhista Eurípedes de Castro. Staico incorporou influências trazidas da Europa projetou um templo que fosse inovador e funcional onde o prédio avançaria sobre o terreno dando a sensação de flutuando sobre as ruas .
Realização da primeira missa , no início da obra

A sua estrutura é delicada e pouco tolerante a modificações, devido à grande preocupação com o peso, tendo em vista que ela se sustenta apenas em

Relacionados

  • heresias
    32357 palavras | 130 páginas
  • Africa
    341313 palavras | 1366 páginas