Igreja do sagrado coração de maria e sua relação com o crescimento de morrinhos.

Páginas: 10 (2346 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Centro de Ciências Humanas - CCH
Curso de História- 4 Período
Disciplina: Métodos e Técnicas da Pesquisa em História (METEC)
Professor Msc. Igor Alves Moreira

Igreja do Sagrado Coração de Maria e Sua Relação Com o Crescimento de Morrinhos.

Teresinha Maranhão

Sobral – CE
Dezembro – 2010

Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso HistóriaIgreja do Sagrado Coração de Maria e Sua Relação Com o Crescimento de Morrinhos.

Projeto de pesquisa apresentado como requisito Para obtenção da nota referente à 3 AP na disciplina de Métodos e Técnicas da Pesquisa em História (METEC), ministrada pelo professor Msc. Igor Alves Moreira, do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Teresinha Maranhão

Sobral – CEDezembro – 2010

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04

2. JUSTIFICATIVA 05

3. PROBLEMATIZAÇÃO 06
4. OBJETIVOS07
4.1 – Geral 07
4.2 – Específicos 075. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 08

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 09

7. CRONOGRAMA 11

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12

1. INTRODUÇÃO

A igreja do SagradoCoração de Maria, matriz da paróquia do município de Morrinhos, localiza-se no bairro centro, na praça que recebeu o mesmo nome. Sua história se confunde com a da própria cidade, foi construída na época em que Morrinhos deixava de ser fazenda e passava a ser um povoado, sendo de suma importância para o povoamento dessa terra. De grande importância para o município de Morrinhos a igreja do SagradoCoração de Maria era uma construção desejada por todos os habitantes que residiam nesse município que era apenas um pequeno povoado na época da construção da igreja que veio mudar a vida de todos que ali residiam, pois Morrinhos nasceu com a construção da capela do Sagrado Coração de Maria, em terras doadas pelos habitantes da corrente época e erguida com o trabalho de cada pessoa que morava nopequeno povoado que deu origem a então cidade de Morrinhos.
A escolha do tema se deu pela importância que a igreja do Sagrado Coração de Maria tem para a cidade de Morrinhos e pela vontade de conhecer aspectos de sua história como: Quando foi construída; Quem construiu; De quem era a terra; Quais foram os motivos da construção; Qual o motivo da escolha do padroeiro; Quem é o santo e muitos outrosaspectos que fizeram parte da historia de tão importante patrimônio histórico para a cidade de Morrinhos.
Em 1869, apenas uma sala de oração foi construída para assim atender as necessidades dos fieis, esta por sua vez era coberta de palhas de carnaubeira. Foi construída pelos senhores José Lourenço de Vasconcelos, como responsável e interventor dos trabalhos, com o auxilio de José Hermínio deVasconcelos, Miguel Francisco da Silva e demais moradores do local. As terras tinham sido adquiridas pelo Capitão Manoel da Cunha Linhares, pelo sistema de sesmaria, A doação da terra na qual foi construída a igreja foi feita segundo informações dos antigos moradores pelo Sr. José Coriolano da Rocha. A construção foi motivada pela necessidade dos moradores de cultuar a Deus. Com a construção do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sagrado coração
  • Crescimento de Igreja
  • Crescimento de igreja
  • Crescimento de igreja
  • CD Sagrado Coração
  • MISSÕES A BATIDA DO CORAÇÃO DA IGREJA
  • Crescimento de igreja através de células
  • estratégias para crescimento da igreja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!