Igreja de Santo Alexandre

Páginas: 7 (1616 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Legenda
WILL
JULIANA
BRENDA
DAYANNA
HILDIANE
PRISCILLA
ROGGER
CINDY
SURAMA
WILL


INTRODUÇÃO
Igreja com características barrocas e criada em 1616 e para os que não sabem o que é a arte Barroca.
A arte Barroca originou-se no século XVII na península Itálica que mais tarde se espalhou pelo restante da Europa. Nessa época ocorreu à reforma protestante, que abalou a influencia daigreja católica e em resposta a isso, a mesma criou a contrarreforma utilizando a arte Barroca para propagar o catolicismo.
Diferentemente da arte Renascentista, a arte Barroca rompeu os limites entre sentimento e razão e entre arte e ciência, ou seja, na arte Barroca podemos observar figuras com expressões mais intensas e uma predominância de detalhes e contraste entre claro e escuro.

HISTÓRICOJuntamente com o tempo da fundação da Cidade de Belém, em 1616 a companhia missionária jesuítica construiu aqui com ajuda dos indígenas, a primeira capela com um único altar, feita de barro e areia e coberta de palha. Em 1668, devido à precariedade da construção inicial, foi construída uma segunda capela, dedicada a São Francisco Xavier.
Logo após a chagada dos jesuítas em Belém e aconstrução da igreja de Santo Alexandre, os jesuítas começaram a edificar o colégio de Santo Alexandre com inspiração da arte Barroca, que como falamos era uma arte totalmente desproporcional e cheia de exageros no século XVII.
A IGREJA DE SANTO ALEXANDRE
A antiga igreja do colégio jesuíta de Belém, inaugurada em 1998, é um dos mais importantes templos erguidos pelos padres daCompanhia no Brasil. A construção da igreja foi realizada com menos perfeição técnica, devido a mão-de-obra ,indígena que na época ainda estava aprendendo as técnicas da arte barroca. Ao lado da igreja foi construído, ao longo do século XVIII, o Colégio Jesuíta.
A fachada da igreja tem quatro andares de altura, sendo encimada por um frontão formado por duas grandes volutas, ou seja, são doisespirais que se unem no topo, onde há uma cruz. O acesso ao templo é feito por três portais no terceiro piso, também decorados com volutas. As pilastras verticais da fachada encontram-se decoradas em alto relevo, que criam interessantes efeitos de luz e sombra. O corpo central da fachada rodeado por duas torres baixas que se encontram levemente recuadas, estando inclusive um pouco escondidas detraz das enormes volutas do frontão.
No interior, a igreja revela uma nave única com quatro capelas laterais de cada lado, coberta com abóbada de madeira. Uma grande sacristia encontra-se ao lado da capela central. Destacam-se no interior da igreja as obras de arte em talha, ou seja, as esculturas são esculpidas na madeira e depois revestidas a ouro do padre João Xavier e sua oficinade escultores indígenas, especialmente os dois magníficos púlpitos profundamente decorados com anjinhos em uma composição inspirada na arte barroca.
DA ESCOLA JESUÍTICA AO MUSEU DE ARTE SACRA DO PARÁ
Quando chegaram ao Pará, os jesuítas estabeleceram-se no bairro da Campina, no qual construíram residência e pequena capela, ambas cobertas de palha.
Em razão das máscondições de moradia daquele terreno, mudou-se para área vizinha ao Forte do Presépio, iniciando no século XVII a construção do Colégio, sob a invocação de Santo Alexandre de Bérgamo.
Com a expulsão dos jesuítas em 1759, o colégio foi reformado e passou a ser usado como palácio dos bispos da cidade. Já no século XX, após um longo período de abandono, os edifícios do colégio e igreja foramtransformados no Museu de Arte Sacra do Pará, que além da arquitetura do local exibe um rico estoque de pintura e escultura dos séculos XVII e XVIII da região amazônica.
A IGREJA DE SANTO ALEXANDRE ATUALMENTE
Atualmente a Igreja de Santo Alexandre não tem mais função paroquial, ou seja, não é mais utilizada para realizar missas e sim sendo usado apenas para visitas, palestras e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pulpitos da Igreja de Santo Alexandre
  • Alexandre dos Santos
  • alexandre dos santos cabral
  • francisco alexandre batista dos santo
  • Os Santos Padres Da Igreja
  • Igreja Espirito Santo do Cerrado
  • a a o do Esp rito Santo na Igreja
  • A liberdade do Espírito Santo nas Igrejas Reformadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!