igreja católica

Páginas: 6 (1487 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013



TRABALHO
DE
HISTÓRIA

Professor: Magno
Aluno: Raphael L. Silva
Colégio: Madre Celeste




1ª – Qual papel da igreja católica no contexto do sistema feudal? Estabeleça uma comparação com o papel da igreja católica na sociedade brasileira atual.
R= O clero possuía grande importância no mundo feudal, cumprindo um papel específico em termos de religião, de formação social, moral eideológica.
Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritualda sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a bíblia. Colocando-se como a única intermediária entre a humanidade e Deus, a Igreja passou a deter o monopólio da salvação. Sua organização hierárquica, no topo da qual estava o papa, era extremamente centralizada e rígida. A serviço de Deus, os membros do clero cumpriam um rigoroso regime de obediência e disciplina.
Seuraio de ação, entretanto, não se limitava à vida espiritual. Na verdade, ao longo dos séculos, a Igreja tornou-se proprietária de grande patrimônio – possuía terras, vassalos e servos – acumulados graças às doações feitas por aqueles que queriam, por seu intermédio, ser libertados da condenação divina.
Em meio a uma sociedade constituída de pessoas iletradas, mantinha o controle absoluto do sabererudito. Detendo informações e conhecimento importantes, garantia que seu domínio se estendesse ao longo de séculos de maneira quase inabalável
2ª – Elabore um texto mostrando e explicando como se dava a exploração da mão de obra no sistema feudal e também no sistema capitalista.
R= Sistema Feudal = O regime feudal, característico da idade média na Europa, constava no seguinte: um grandeproprietário de terra, o chamado senhor feudal, oferecia a terra aos que não a possuíam, aos servos, eles lavravam a terra, produziam e podiam ficar com uma pequena quantidade desta produção, que era destinada ao seu sustento, o restante era oferecido ao dono das terras como pagamento, uma espécie de aluguel, das terras.
Sistema Capitalista = O processo de exploração pela propriedade privada acontece daseguinte forma: o proprietário detém os meios de produção e, por diversos formas, entre elas a contratação de trabalhadores que recebem salários, apropria-se de parte do seu trabalho, pois não lhes paga os frutos completos daquilo que produzem. Este excedente do trabalho alheio apropriado pelo proprietário é conhecido como mais-valia.
Proudhon enfatizava que a um indivíduo, o máximo que lhe podeser pago pelo trabalho, é aquilo que ele mesmo pode produzir. Enfatizava, em O Que é a Propriedade de 1840, que “se o direito de ganho pudesse sujeitar-se às leis da razão e da justiça, ficaria reduzido a uma indemnização ou reconhecimento cujo máximo não ultrapassaria jamais, para um único trabalhador, certa fracção do que ele é capaz de produzir”. Ou seja, a um indivíduo, o máximo que lhepoderia ser pago, seria o total daquilo que ele produziu.
Este constituiria a base de seu raciocínio sobre a exploração por meio da propriedade privada. Ao empregar um número de trabalhadores, por exemplo, a tendência do patrão será sempre a de lhes pagar o menor salário possível e receber a maior quantia possível de dinheiro pelo seu trabalho. Ou seja, ter o mínimo custo e o maior lucro.


3ª –Elabore um texto explicando todo o processo de funcionamento da suserania e vassalagem.
R=A vassalagem e suserania formavam um sistema socioeconômico da Idade Média entre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano. Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • igreja catolica
  • Igreja catolica
  • A igreja católica
  • Igreja Católica
  • a igreja catolica
  • Igreja Católica
  • igreja catolica
  • igreja católica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!