Igreja católica e a inquisição

Páginas: 6 (1316 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
Introdução

No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir do momento que ela era oficial, suas forças começaram a aumentar na Europa, mesmo depois da invasão dos povos bárbaros, sua força não diminuiu, e sim só fez aumentar. Na idade média, a igreja católica continuou no poder, tento assim muitos terrenos, muita influencia nas decisõespolíticas, nas leis e no comportamento do povo, dizendo o que se devia ou não fazer, sem questionar.
A Inquisição que também foi criada já na idade média pela igreja católica, tinha o dever de julgar as pessoas consideradas perigosas, que questionavam suas leis e feitos. Todas os suspeitos eram perseguidos e logo depois eles eram julgadas, e as pessoas que fossem condenadas cumpriam suas penas, quedependia do seu “crime”, as penas podiam ser prisão ou até mesmo a morte.

Igreja Católica e a Inquisição

Em meio a uma desordem na Europa com o enfraquecimento do império romano, produzida pelas invasões dos germânicos, a igreja católica era uma das únicas instituições fortes na época, com sede em Roma, a igreja começou a difundir a religião entre os povos bárbaros. Com sua crescente influencia,a igreja começou a ter um papel muito importante na vida medieval.
Os sacerdotes da Igreja eram divididos em duas categorias: o clero secular, entre eles padres, bispos, arcebispos, etc., e o claro regular, os veneditinos, franciscanos, dominicamos, carmelitas e agostinianos. O de maior poder era o Papa, o bispo de Roma, que era considerado um sucessor do apóstolo Pedro.
Naquela época aigreja vendia terrenos e paz no céu, após sua morte, na qual era uma mentira que o povo acreditava, e pagava assim com terras e riquezas, e era com isso que o papa contava. A igreja católica poderia ser considerada um “senhor feudal” pelo fato de controlar um terço das terras da Europa Ocidental, o que era muito bom, por que nessa época ter terras era o auge da riqueza.
A questão das Investidurasservia para determinar quem seria quem nos cargos eclesiásticos, isso começou perto do século X , quando o imperador Oto I começou a intervir com a política em assuntos da igreja, achando que assim fortaleceria o seu poder. Criou novos cargos e ofereceu proteção à igreja católica, assim ele teria total poder nas ações do papa.
Depois disso, a igreja entrou em “crise”, numa época de corrupções, oque fez deixar de lado os fundamentos da religião e assim seu poder religioso foi se acabando. Já no século XI veio o movimento reformista, com fins de recuperar a autoridade da igreja, liderado pela ordem religiosa de cluny. Seus ideais foram ganhando força na igreja, assim em 1073 com eleições, conseguiram que um antigo monge da ordem reformista virasse papa, o Gregório VII.
Quando ele foieleito papa, fez uma série de medidas que julgou importante para conseguir recuperar o poder da igreja, proibiu o casamento e também que o imperador colocasse sacerdotes em cargos eclesiásticos. Henrique IV, que não concordava com as atitudes do papa, reagiu enfurecidamente e o considerou deposto. Em resposta, papa excomungou Henrique IV. Dai veio um conflito entre o poder do impera
Depois veio umconflito entre o poder do imperador e o poder do papa. Isso tudo só acabou em 1122, pela Concordata de Worms, na qual o novo papa, Calixto III e o imperador Henrique V assinaram. Ficou decidido então que o papa cuidaria das terras da igreja e dos bispos, etc. e teria o dever de ajudar o Imperador.


Em muitos países cristãos, nem sempre a fé popular era como a igreja queria. Existiam muitasdoutrinas, crenças e superstições, que a igreja chamava de heresias, e que se chocavam com as ideias dos católicos. Para combater tudo isso, e outras coisas, Gregório criou os tribunais de inquisição, e o objetivo disso era descobrir e julgar todos os heréticos. Aqueles que eram condenados pela inquisição eram levados às autoridades administrativas do Estado, que executariam as sentenças. Suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inquisicao catolica
  • A inquisição católica
  • Igreja Catolica
  • igreja catolica
  • Igreja catolica
  • A igreja católica
  • igreja católica
  • Igreja Católica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!