Igor Laioo

359 palavras 2 páginas
Depos Jota

Estilo de dança muito comum na região de Aragón e que sofre algumas alterações em outras partes do país. É realizada em pares que ficam com as mãos a cima da cabeça tocando castanholas e dançando.

Sardana
Você se engana quando pensa que esta dança é fácil e descomplicada. A Sardana, dança típica e símbolo da cultura da Cataluña, possui passos simples de certo modo, mas que pela precisão necessária para uma boa execução, a torna um exercício de concentração sem igual. Por isto que, apesar de ser uma dança, seus participantes costumam ter feições sérias. Se dança a sardana em roda, onde todos de mãos dadas, braços abertos e elevados, desenvolvem os passos sutis e sequenciais com as pernas/pés que são de dois tipos: o Curts e oLlargs, sendo o Curts o passo curto e o Llargs o longo. Os passos são semelhantes e baseiam-se basicamente em trocar o peso do corpo entre uma perna e outro (e este é o segredo da Sardana: ter destreza nesta troca).
A dança é dividida em seções, que são chamadas de Tiradas, e são compostas por 10 seções onde os bailarinos alternam entre Curts e Llargs conforme a música. Sendo assim, é a música que dita quando se alternará o passo, quando finda uma seção e qual sua finalização. Geralmente há um bailarino mais experiente que antecipa os passos pela sua percepção da batida da música.

Paso Doble Pasodoble é um estilo musical e uma dança de origem espanhola, surgido no século XVI. É uma marcha de compasso 2/4 ou 6/8 e tempo allegro moderato. É utilizada tanto em touradas como em desfiles militares. Popularizada como estilo de dança a partir da década de 1920, com muitas semelhanças ao One-Step. O Paso Doble é uma dança de origem espanhola, baseada no Flamenco. Apesar da sua influência espanhola foi coreografada por um francês. A sua coreografia confere-lhe um caracter apaixonado e arrogante.

Relacionados