Ignorância e Verdade - Filosofia

Páginas: 7 (1528 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
Ignorância e Verdade
 Ignorância é a falta do saber, da verdade.

 O estado de ignorância se mantém em nós enquanto as crenças e opiniões que possuímos se conservam eficazes e úteis, de modo que não temos nenhum motivo para duvidar delas.

 Incerteza e ignorância se diferem porque quando descobrimos que somos ignorantes, percebemos que há falhas naquilo que já nos serviu de referênciapara pensar e agir. Na incerteza não sabemos o que pensar, dizer ou fazer em certas situações. Temos duvidas, ficamos cheios de perplexidade e somos tomados pela insegurança.

 O espanto e a admiração, assim como a dúvida e a perplexidade nos fazem querer sair do estado de insegurança ou encantamento, nos fazem perceber nossa ignorância e criam o desejo de superar a incerteza. Quando issoocorre, estamos na disposição chamada busca da verdade.

 A busca da verdade está sempre ligada a uma decepção, desilusão, dúvida, perplexidade, insegurança, espanto ou admiração perante algo novo e insólito

 A mídia se torna um obstáculo para a verdade porque todo mundo acredita no que ela diz, não avaliam o que ela fala.

 A propaganda trata as pessoas como crianças ingênuas e apresenta ummundo de “faz de conta” a elas. Ela nunca vende um produto dizendo o que ele é e para que serve, ela vende uma imagem que é transmitida por meio do produto, rodeado de “magias” e belezas, dando-lhes qualidade que são de outras coisas, produzindo um eterno “faz de conta”.

 Essas dificuldades podem produzir efeito contrário, ou seja, suscitar nas pessoas dúvidas que as façam desejar conhecera realidade.

Dois tipos de busca da verdade:
1. Nasce da decepção, incerteza ou insegurança e por si mesmo exige que saiamos de tal situação readquirindo certezas.
2. Nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas ou crenças estabelecidas, de ir além e encontrar explicações para a realidade que nos cerca (atitude filosófica – indagar)
Para Kant, a verdade é um valor absoluto erelativo. Por isso, são feitas algumas perguntas para comprovar quando há ou não a verdade.
Posso? Devo? Quero?

Se as respostas forem desiguais, não deve ser feito.
 O conhecimento te liberta da ignorância
A Busca da Verdade
A dúvida é um caminho para a verdade, porém, não são todas elas que nos levam até lá. As que nos possibilitam a chegar a um resultado são aquelas dúvidas que noslevam a questionar nossas crenças que nos paralisam.
Dúvida > Caminho > Método de Resposta (através de pesquisa) > Resultado (verdade)
Descartes: Dialoga consigo mesmo, indagando se conhece verdadeiramente aquilo que imagina saber.
1. Faz um balanço de tudo que sabe
2. Conclui que tudo que aprendera, sabia e conhecera pela experiência era duvidoso e incerto.
3. Não aceita nenhum conhecimento amenos que pudesse provar racionalmente que eram certos e dignos de confiança
4. Faz um exame crítico de tudo que conhece, chamado de dúvida metódica: só aceitar um conhecimento, ideia, fato ou opinião se, passados pelo crivo da dúvida, eles se revelassem indubitáveis (sem dúvidas) para o pensamento puro.
“Penso, logo existo” – O que prova a existência de um ser é o pensamento. Não é necessáriohaver algo físico para haver a existência.
A 1º verdade indubitável é “Eu penso!”, que é seguida pelo raciocínio: Duvidar é uma maneira de pensar, portanto, quando estou duvidando, estou pensando, e não posso duvidar do que eu penso. Se penso, o pensar existe e aquele que pensa existe.
A existência do pensamento e de quem pensa será o ponto de partida para as outras verdades, o alicerce para osaber.
• “Argumento do sonho” – Quando sonhamos não sabemos se é percepção ou realidade, portanto, não possuímos critérios para distinguir o sonho e, não temos nenhum critério racional para afirmar que o mundo existe ou que ele não é um sonho.
Buscando a Verdade
Dogmatismo: É nossa crença de que o mundo existe e que é exatamente da forma como o percebemos. Temos essa crença porque nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ignorancia e verdade
  • Ignorancia e verdade
  • ignorância e verdade
  • Ignorância e verdade
  • Ignorância e verdade
  • A ignorância e a verdade
  • Verdade e ignorancia
  • ignorancia e verdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!