ieojdiosjiojda

710 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

EQUILÍBRIO

ARARANGUÁ
2013

INTRODUÇÃO

Equilíbrio é o estado de repouso de um corpo solicitado onde é nula a soma vetorial das forças que atuam sobre ele, ou seja, é a posição estável do corpo. Assim, quando as forças atuam em pontos diferentes sobre um corpo de massa distribuída, a soma dos torques em relação a qualquer ponto deve ser igual a zero. Com o conceito de centro de gravidade, podemos calcular o torque em função do peso de um corpo. Outra condição para que o corpo esteja em equilíbrio é que ele não tenha nenhuma tendência a girar. Essa condição tem base na dinâmica do movimento de rotação, do mesmo modo que a primeira condição baseia-se na primeira lei de Newton. Este experimento consiste em observar a força aplicada na torre em três posições.

MONTAGEM

Para a realização do experimento foram requeridos os seguintes materiais:

Porta-massa par pesos com ranhura, 10 g
Massa, com ranhura, 50 g
Chapa com escala
Dinamômetro, 1 N
Pino de suporte
Linha de pesca, no carretel, d = 0.7 mm, 20 m
Bloco de atrito
Tesoura

Desta maneira, foi suspenso sobre uma bancada o bloco de atrito, que estava chocado com a placa, e encaixado com o dinamômetro paralelamente com a superfície.

DESENVOLVIMENTO

Com o bloco de atrito sobre a mesa, chocando com a placa, seguramos a placa na posição adequada. Sabendo que o dinamômetro estava encaixado no bloco, o puxamos paralelamente à superfície da mesa. Assim, para a realização do experimento, observamos o corpo nas três posições indicadas a seguir:

Posição 1 Posição 2 Posição 3

Evitamos que o bloco

Relacionados