IED - RESUMO LIVRO BETIOLI

2288 palavras 10 páginas
*** RESUMO DA MATÉRIA DE IED ***

1) SOCIABILIDADE HUMANA (Pgs. 39 – 45)
- Homem: sempre em conivência com outros. Ele EXISTE e COEXISTE, ou seja, possui liberdade limitada através de normas. Desta forma “viver” é “conviver”.
- Início da sociedade: primeiro em grupos pequenos (família, clã, tribos) e depois em grupos grandes (aldeias, cidades, estados).
- Sociabilidade: viver , comunicar-se, dividir experiências e desejos com outros. Está em contato com seus semelhantes, formando associações.
- Politicidade: conjunto de relações que o indivíduo mantém com os outros enquanto faz parte de um grupo social. Isto é, grupos organizados implicam em Pólis. O membro de uma Pólis, cidade, estado adquire portanto direitos e deveres.

2) DIREITO COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL (Pgs. 46 – 48)
- Direito: garantia essencial da vida em sociedade, ou seja, regra a conduta social usando a ordem e a justiça. Lembrando que apenas os fatos mais importantes são juridicamente disciplinados. Devido as suas regras e sansões fornece certeza no comportamente humano, seprando o lícito do ilícito.
- Formas de ação do direito:
a) Age preventivamente definindo as normas com clareza.
b) Apresenta solução de acordo com a natureza do caso. (Ex.: definir titular do direito, determinar restauração, aplicar penalidades).

3) SOCIEDADE E DIREITO “SE COEXIGEM” (Pgs. 47 – 48)
- Não pode haver sociedade sem direito: sociedade não existiria sem o mínimo de ordem. Convivência precisa ser “ordenada”, portanto há a exigência da ordem, que seria o direito.
- Não pode haver direito sem sociedade: o direito existe NA sociedade e PARA a sociedade. Serve apenas para ordenar as relações sociais.

4) NATUREZA E CULTURA (Pgs. 53 – 57)
- Natureza: as coisas como realmente são, sem interferência do homem (em estado bruto).
Á disposição do homem.
- Mundo da Cultura: mundo das realizações humanas. Há interferência criadora do homem adaptando a natureza a seu fim (lapidação – exigência de

Relacionados