Iduçao magnetica

297 palavras 2 páginas
Indução magnética

é o fenômeno em que um material magnético desmagnetizado se comporta como um ímã pela simples presença de outro ímã (chamado de ímã indutor), sem estar em contato físico com o ímã.
Assim, se um pedaço de ferro for colocado no campo magnético de outro ímã, ele ficará magnetizado pelo processo de indução magnética.
Durante a indução magnética, a extremidade da substância desmagnetizada que está mais próxima aos pólos do ímã indutor adquire polaridade oposta, enquanto a outra extremidade adquire a mesma polaridade.
Os pólos que são formados na substância desmagnetizada após a indução magnética são chamados de pólos induzidos.
O grau de magnetismo induzido depende da natureza do material magnético. Ele é diretamente proporcional à força do ímã indutor, e inversamente proporcional à distância entre o ímã indutor e o material magnético.
Indução magnética precede atração magnética

[pic]

fenômeno da indução magnética foi primeiro estudado pelo americano Joseph Henry, em 1830 e pelo inglês Michael Faraday, em 1831.

Pode verificar-se experimentalmente que aproximando de uma bobina o polo Norte de um íman, se produz nela uma corrente elétrica (com o circuito da bobina fechado).

[pic]

e ao afastar o íman da bobina se produz uma corrente de sentido contrário.

[pic]

Estes fenômenos verificam-se também com o pólo Sul, mas os sentidos das correntes são opostos.

Verifica-se também que o valor da corrente é maior se se deslocar o íman com maior velocidade.

Quando se mantém o íman imóvel, cessa a corrente.

[pic]

Este fenômeno chama-se indução magnética.

Uma das suas consequências é a criação de correntes de Foucault, mas a sua aplicação mais importante é permitir o funcionamento dos geradores electromagnéticos.

ESCOLA TÉCNICA FRANCISCO DE ASSIS

PESQUISA SOBRE INDUÇAO MAGNÉTICA

[pic]

ALUNOS: LUCAS SANTOS

Professor:

Relacionados