Idoso

Páginas: 16 (3831 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
119

A importância da Família Participante para acompanhantes e idosos hospitalizados: A atuação do enfermeiro*
The importance of Family Participant for caregivers of elderly hospitalized patients: Role of the nurse Mayara Amancio de Souza Márcia Torturella Mauricio Miranda

RESUMO: O artigo é um trabalho de pesquisa, realizado graças à experiência vivida no Programa de AprimoramentoProfissional/PAP em Atendimento Interdisciplinar em Gerontologia e Geriatria, no Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo. Nesta pesquisa verificou-se a importância do projeto intitulado “Família Participante”, no qual se identificou a importância desta atividade para os acompanhantes dos idosos hospitalizados, a partir da melhora da interação entre a equipe interdisciplinar, a equipe deenfermagem e os acompanhantes. Palavras-chave: Idoso; Enfermagem; Família.

ABSTRACT: This article it’s a research conducted from an experience made on “Professional Development Program of Interdisciplinary Approach in Gerontology and Geriatrics” at Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo. Based on this research, it was possible to realize the relevance of the project “Família Participante”(Participating Family) and the importance of the project, with the respective activities, to the caretaker of

*

Pesquisa elaborada com Trabalho de Conclusão do Aprimoramento Profissional Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia no Hospital do Servidor Público Estadual, São Paulo (SP).

Revista Kairós Gerontologia, 14(4). ISSN 2176-901X. São Paulo (SP), Brasil, setembro. 2011:119-129.

120

Mayara Amancio de Souza; Márcia Torturella & Mauricio Miranda

the elderlies, like the improvement of the interaction between interdisciplinary team, nurse staff an caretakers. Keywords: Elderly; Nursing; Family.

Introdução Nos últimos anos, verificou-se que um dos maiores desafios da Saúde Pública contemporânea foi o envelhecimento da população. Em função do processo deenvelhecimento, as condições de defesa do organismo humano tendem a diminuir, tornando os idosos susceptíveis a doenças, e mais expostos a elas, levando-os a hospitalizações frequentes. Esta realidade pode ser constatada no ambiente hospitalar pelas equipes de saúde, bem como pelos acompanhantes, cuja presença foi assegurada pela Portaria n.º 280, de 7 de abril de 1999, do Ministério da Saúde. (Pena,2002; Brasil, 1999; Fardo, 2005). Estima-se que, em 2020, as pessoas com mais de 60 anos serão responsáveis por mais de 15% da população brasileira e, para que essa população tenha uma assistência de qualidade, é necessário que os profissionais de saúde estejam atentos a certas especificidades no cuidado ao idoso. (Fardo, 2005). Através de estudos realizados por Brito e Diogo (1999), foi possívelnotar que a equipe de enfermagem considera o idoso como mais dependente justamente para a realização de atividades de vida diária, gerando dificuldades relacionadas a essa assistência. Dificuldades no cuidado ao idoso que podem estar relacionadas à lacuna existente, quanto aos conhecimentos fundamentais a essas práticas, na própria formação dos enfermeiros e dos demais membros da equipe deenfermagem, segundo pesquisa realizada por Diogo e Duarte (1999), envolvendo 63 cursos de graduação em Enfermagem do Brasil. Foi constatado, então, que somente 14 desses cursos ofereciam conteúdos relativos à atenção ao idoso em disciplina específica; os demais cursos ofereciam esses conteúdos em aulas de outras disciplinas e ministrados apenas em simples tópicos. Contudo, nas décadas de 80 e 90, atemática da saúde do idoso passou a ser incluída nos currículos desses cursos, tributárias às exigências trazidas pelo crescimento populacional dos idosos e visando a manter preparados os profissionais voltados a esse novo campo de atuação. (Diogo & Duarte, 1999).

Revista Kairós Gerontologia, 14(4). ISSN 2176-901X. São Paulo (SP), Brasil, setembro. 2011: 119-129.

A importância da Família...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • idoso
  • Idoso
  • Idoso
  • Idoso
  • Idoso
  • idosos
  • Idosos
  • idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!