Idoso e atividade Física

Páginas: 11 (2695 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia ouvimos falar cada vez mais a respeito de envelhecimento com mais saúde. E fato que para se manter a saúde a qualidade de vida na terceira idade, é muito importante que o envelhecimento seja acompanhado por condições que levem ao bem-estar mental, psicológico, emocional e também o físico. Desta forma, este trabalho tem por objetivo discutir o sedentarismo e osbenefícios que a atividade física e a musculação trás para os idosos, além de identificar a opinião de alunos da terceira idade que iniciaram o trabalho resistido, discutindo se houve ou não uma melhora na sua qualidade de vida, pois, é fato que a terceira idade precisa de atividades físicas como o próprio ar que respira para se alcançar uma melhor qualidade de vida. referenciar

De acordo com Leite(2000) o fato de se exercitar regularmente torna o idoso mais dinâmico e com menos incidências de doenças, sendo assim, o individuo terá maior qualidade de vida e autoestima.

Sabe-se que na velhice, a dificuldade de realizar tarefas fica evidente, as distâncias mais longas, as escadas mais difíceis de subir, as ruas mais perigosas de atravessar, isto é, o mundo se torna uma ameaça para o idoso(DIAS & DUARTE, 2005).

Sendo assim, fica evidente que a atividade fisica para o idoso é fundamental para inibir o envelhecimento, melhorando sua aparência física e também sua mente. O idoso na atividade física em grupo de pessoas é mais alegre, retoma a sua confiança e joga para fora sua ansiedade, vivendo melhor no coletivo, respeitando e sendo respeitado.referenciar

Existe um consensoentre os estudos realizados com autores conceituados neste assunto de que a atividade física constante traz benefícios incontestáveis para a prolongação dos anos de vida com uma melhor qualidade. (MATSUDO & MATSUDO, 1992; SHARKEY; 1998; NIEMAN, 1999; OTTO, 1987; JÄDER E COLS apud WEINECK, 2000 e etc.).

Segundo Otto (1987), o idoso tem perda de até 5% (cinco por cento) da capacidade física a cada10 (dez) anos e pode recuperar 10% (dez por cento) através de atividades físicas adequadas. Estas atividades também atuam como antidepressivos, sendo benéficos para todas as idades e sexos.

Conforme Okuma (1998. p. 73), “A atividade física regular incrementa o pico de massa óssea, ajudando na manutenção da massa óssea existente e diminuindo sua perda associada ao envelhecimento”.

Destaforma, problemas nas articulações, rigidez e perda da elasticidade podem gerar dor, problemas esses ocasionados pela falta de atividade física, aonde a mesma, vem a melhorar a elasticidade dos músculos, melhorar a circulação sanguínea e o movimento das articulações. Os exercícios com pesos não são apenas os mais eficientes para aumentar a massa muscular, massa óssea e força muscular, eles melhoramtambém a coordenação diminuindo a incidência de quedas, onde, um grave fator de risco aos idosos está relacionado às quedas que, acima de 65 anos, 40% dos indivíduos caem pelo menos uma vez por ano, podendo ocorrer lesões, principalmente, fraturas que reduzem a mobilidade articular. referenciar

Estudo feito pela comunidade cientifica, afirma que os beneficios provocados pela prática de exerciciosfisicos nas pessoas idosas, atuam na melhora da capacidade funcional, equilíbrio, força, coordenação e velocidade de movimento, contribuindo para uma maior segurança e prevenção de quedas. (MATSUDO, 2001; SPIRDUSO, 2005). Santarém (2013) também ressalta os benefícios que a musculação proporciona ao idoso com relação à melhoria nas condições básicas do cotidiano como se vestir, amarrar os sapatos,se banhar, entre outras atividades solicitadas.

Como podem ser observadas, diversas pesquisas afirma sobre os beneficios do treinamento de força resistifa para a teceira idade, onde eles apresentam ganho e força muscualr, melhorando assim sua saúde e capacidade funcional, tornando-se mais entusiasmados e independetes no dia-a-dia. referenciar

Portando, este trabalho se justifica, pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade Fisica para Idosos
  • Atividade física para idosos com hipotireoidismo
  • atividade física associada aos idosos
  • A importância da atividade fisica para os idosos
  • A importância da atividade física para o idoso.
  • atividade fisica idosos
  • Atividade física para o idoso
  • idoso e atividade fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!