Idoso cidadão

Páginas: 6 (1260 palavras) Publicado: 2 de maio de 2011
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAMANGUAPE
SECRETARIA DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL

PROJETO

IDOSO CIDADÃO

“Por um Atendimento Melhor”

MAMANGUAPE – JANEIRO DE 2006

1. JUSTIFICATIVA

O Brasil não é mais um país de jovens. Nas ruas, praças e outros lugares públicos podemos encontrar senhores e senhoras que buscam novas formas de viver a velhice. Ser idoso no Brasil é ora ser reverenciadopela mídia, como garoto propaganda, ou freqüentador de bailes e programas de terceira idade, ora ser apresentado como segmento excluído de nossa sociedade, muitas vezes vivendo nas ruas das grandes cidades ou vivendo em precárias condições. Nesta perspectiva, com o rápido envelhecimento da população brasileira, fazse necessário e urgente uma reformulação nas formas de planejar e implementar aspolíticas de assistência aos idosos. No município de Mamanguape existem atualmente cerca de 40.000 habitantes e uma grande população idosa compõem esse número. Essa população se concentra em sua maioria na zona rural, são idosos que ainda tem vida ativa, e mesmo com os problemas ocasionados com a chegada da velhice, ainda enfrentam jornadas de trabalho em suas comunidades rurais. O município deMamanguape possui 03 (três) agências bancárias e 01 (uma) agência dos Correios que efetuam pagamentos mensalmente. Durante os 05 (cinco) primeiros dias úteis de cada mês são atendidos na rede bancária do município cerca de 10.500 idosos de todo o município compreendendo as zonas urbana e rural e ainda das regiões circunvizinhas. Esses idosos enfrentam filas extensas sob sol e chuvas, nas portas das 03(três) instituições bancárias e da agência dos Correios situados na sede do município.

A grande maioria desses idosos é proveniente da zona rural que saem de suas comunidades muitas vezes no final da madrugada, permanecendo muitas vezes até o horário da tarde, sem conforto e nenhuma assistência no aguardo dos transportes para retornarem para suas comunidades. O presente projeto objetivatransformar esse dia tão cansativo e inevitável, em um momento prazeroso e alegre, com palestras sócio-educativas, jogos, músicas, poesia, assistência médica, ambulatorial, psicológica e social, oferecendo ainda lanches, descanso e segurança. As equipes das secretarias municipais envolvidas acompanharão grupos de 10 (dez) idosos para o atendimento nas agências bancárias e dos Correios, evitandoaglomeração e filas. A Prefeitura Municipal de Mamanguape através da Secretaria de Trabalho e Ação Social, pretendem envolver o comércio local, voluntários, representação da sociedade civil organizada, as agências bancárias e dos Correios no referido projeto. Espera-se dessa forma, resgatar a cidadania dos idosos no dia do recebimento do seu beneficio, aposentadoria, pensão etc., aproveitando essesespaços para informar, conscientizar e orientar a respeitos de seus direitos.

2. OBJETIVOS 2.1. GERAL Atender a todos os idosos beneficiários da previdência social, nos dias de seus pagamentos, oferecendo-lhes assistência e condições confortáveis na espera do atendimento nas instituições bancárias pagadoras. 2.2. ESPECÍFICOS • Oferecer palestras sócio-educativas na perspectiva do Estatuto doIdoso; • Oferecer condições confortáveis aos idosos, evitando a permanência dos mesmos nas longas filas das instituições bancárias; • Oferecer diversão e lazer, aproveitando a oportunidade de reunir um grande número de idosos; • Oportunizar rodas de leitura, apresentações musicais e recitais de poesias; • Oferecer jogos de mesa, bingo, gamão, dama, dominó e jogo da velha, como lazer e diversão para osidosos; • Fazer registros com técnica de gravador, das histórias e das vivências dos idosos, permitindo através do relato oral, reconstruir as tradições do município; • Oferecer lanches para permitir que os idosos suportem com dignidade as longas esperas nos bancos; • Identificar os casos de negligência cometidos contra idosos; • Prestar assistência médica, psicológica e social aos idosos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto cidadão idoso
  • Cidadao
  • O cidadão
  • cidadão
  • Cidadao
  • Cidadao
  • A OPOSIÇÃO ENTRE CIDADÃO E NÃO CIDADÃO
  • Idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!