idolatria

Páginas: 22 (5270 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
RESUMO

Idolatria é um termo originalmente de cunho religioso, a idolatria foi duramente condenada por certas religiões, religiões abraâmicas, monoteistas que concebem Deus como uma figura de um criador transcendente e a fonte da lei moral, essas religiões cujos ritos não incluíam imagens de ídolos nem idolatrias a outros ``Deuses´´. A idolatria é um pecado que o povo de Deus, através da suahistória no AT, cometia repetidamente. O primeiro caso registrado ocorreu na família de Jacó (Israel). Pouco antes de chegar a Betel, Jacó ordenou a remoção de imagens de deuses estranhos (Gn 35.1-4). O primeiro caso registrado na Bíblia em que Israel, de modo global, envolveu-se com idolatria foi na adoração do bezerro de ouro, enquanto Moisés estava no monte Sinai (Êx 32.1-6). Durante o períododos juízes, o povo de Deus frequentemente se voltava para os ídolos. Embora não haja evidência de idolatria nos tempos de Saul ou de Davi, o final do reinado de Salomão foi marcado por frequente idolatria em Israel (1Rs 11.1-10). Na história do reino dividido, todos os reis do Reino do Norte (Israel) foram idólatras, bem como muitos dos reis do Reino do Sul (Judá). Somente depois do exílio, é quecessou o culto idólatra entre os judeus. A Bíblia, a Torah e o Alcorão são particularmente taxativos quanto à idolatria, comparando-a com alguns dos piores crimes e pecados concebíveis. Por conta desta condenação, o termo "idolatria" é atualmente adotado como forma pejorativa de referência a práticas religiosas não abraâmicas. Desobedecendo as leis de Deus segundo os seus mandamentos.Palavras-chave: Idolatria. Deus. Deuses.

1 INTRODUÇÃO

A Idolatria manifesta-se de várias formas hoje em dia. Aparece abertamente nas falsas religiões mundiais, bem como na feitiçaria, no satanismo e noutras formas de ocultismo.
A idolatria está presente sempre que as pessoas dão lugar à cobiça e ao materialismo, ao invés de confiarem emDeus somente. Finalmente, ela ocorre dentro da igreja, quando seus membros acreditam que, a um só tempo, poderão servir a Deus, desfrutar da experiência da salvação e as bênçãos divinas, e também participar das práticas imorais e ímpias do mundo.
Daí a Palavra de Deus nos admoestar a não sermos cobiçosos, avarentos, nem imorais.


2 DESENVOLVIMENTO

A idolatria é usualmente definida como aprática de adoração a ídolos, valores e ideias em oposição à adoração a um Deus monoteísta. A idolatria é considerada um dos maiores pecados nas religiões abraâmicas, de outro modo, em religiões onde esta atividade não é considerada como pecado. Quais imagens, ideias e objetos, constituem idolatria, e quais constituem uma adoração válida é um assunto de discussões por autoridades e gruposreligiosos. É notável o conflito sobre o uso do termo no cristianismo, entre dois dos seus principais ramos, o catolicismo e o protestantismo. A Bíblia, a Torah e o Alcorão são particularmente taxativos quanto à idolatria, comparando-a com alguns dos piores crimes e pecados concebíveis. Desobedecendo as leis de Deus segundo os seus mandamentos.
Os teólogos têm alargado o conceito, para incluir aspectosnão-religiosos da vida em geral, sem envolvimento de imagens especificamente. Por exemplo, o Catecismo da Igreja Católica afirma: "Idolatria não se refere apenas aos falsos cultos do paganismo. Idolatria também é quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, raça, prazer, antepassados, do Estado,dinheiro, etc.
Vemos na Biblia inumeras citaçoes ato que nos mostra quao importante esse tema, e como devemos dar importancia para tal, convictos de que esse é um assunto muito importante para Deus usamos versiculos para discorer sobre o assunto escolhemos a Versão Internacional pela facilidade de leitura e entendimento.

Antigo Testamento

1. Êxodo 20: 4-6 - O segundo mandamento, “Não farás...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Idolatria
  • Idolatria
  • Idolatria
  • Idolatria
  • Idolatria
  • idolatria
  • Idolatria
  • Política e idolatria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!