Idep e sucesso escolar

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

Este texto trata-se de um estudo realizado em duas escolas públicas, na cidade de Ji-Paraná, Rondônia. A escola Ruth Rocha (CMEIEF) e escola Jandinei Cella (EMEIEF) sendo elas as que proporcionaram um dos índices melhores no IDEB. Avaliação realizada em 2011 nas escolas públicas. O objetivo foi investigar os fatores que foram importantes para que essas escolas atingissem esseíndice.
Tendo como base para a elaboração do trabalho a abordagem qualitativa. E foram analisadas as respostas dos questionários que tiveram como sujeitos a equipe pedagógica de cada escola.
Informando que esta pesquisa se deu na cidade de Ji-Paraná pois estava trabalhando e residindo em Ji-Paraná e apenas estudando em Jarú por esta a serviço de meu trabalho, no qual me encontrei por 50 dias na cidadecitada acima.























DESENVOLVIMENTO
O Ideb foi desenvolvido para ser um indicador que sintetiza informações de desempenho em exames padronizados com informações sobre rendimento escolar. O Ideb é o resultado do produto entre o desempenho e rendimento escolar. Possibilitando acompanhar a evolução das unidades escolares e redes de ensino para contribuir comos gestores escolares sobre a realidade de cada escola e, conseqüentemente, aperfeiçoar a aplicação de recursos nas áreas prioritárias, tendo como horizonte a construção da qualidade da educação.
Partindo do pressuposto de uma educação de qualidade o município de Ji-Paraná tem sido motivo de orgulho para a população nos últimos três anos, tudo isto é resultado da gestão do Secretário de educaçãodo município. Com um trabalho voltado para a capacitação das equipes docentes e discentes. Tendo os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) superado todas as metas estabelecidas pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Em 2009, o MEC estabeleceu a meta de 4,6, porém Ji-Paraná atingiu 4,8. Para 2011 não poderia ser diferente, o Ideb atingiu 5,2 quando a meta do MEC foiestabelecida em 4,9.
Sendo que na relação das dez escolas que alcançaram as maiores notas do Ideb estadual, três são de Ji-Paraná. Sendo o destaque estadual do Ideb a Escola Ruth Rocha que obteve a média de 6,4, um dos maiores índices do Ideb alcançados por uma escola no estado de Rondônia.Em segundo escola Jandinei Cella (6,0) e terceiro escola Ulisses Matosinho (6,0) na área rural.
E Quando questionadosa equipe pedagógica de cada escola entrevistada o que consideravam mais relevante para esse sucesso escolar ouvimos que além de outros fatores de extrema importância, em unanimidade citasse o trabalho do gestor, professor e dos demais envolvidos na escola, como pedagogos, pais e comunidade em geral. E o que a escola oferece como infra-estrutura é visto como importante, mas ainda é aresponsabilidade dos profissionais que atuam na escola o mais fundamental, empenhando-se em realizar o melhor pela educação.
Mas para que tudo isto se concretizasse as escolas entrevistas incluiu em suas metas, atividades como formação continuada dos professores, reforço escolar e atividades extra curriculares. Também a realização de planejamento coletivo, abordando temas de trabalho que podem serdesenvolvidos pela comunidade escolar; a realização do pré-conselho escolar bimestralmente e a reelaboração do Projeto Pedagógico da escola, bem como a disponibilização de um coordenador pedagógico. Que aqui, ressalto sendo um fator a somar segundo a gestora do colégio Jandinei Cella, tendo em vista o processo formativo e a parceria com o professor, em prol da formação do aluno.
Conforme acentua Placco(2002, p. 95),

“essa parceria se traduz em um processo formativo contínuo, em que a reflexão e os questionamentos do professor quanto à sua prática pedagógica encontram e se confrontam com os questionamentos e fundamentos teóricos evocados pelo coordenador pedagógico (...), num movimento em que ambos se formam e se transformam”.

A pesquisa mostrou ainda que os resultados de avaliações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sucesso escolar
  • A escola e o sucesso escolar:
  • sucesso e inssucesso escolar
  • Gestão escolar e o sucesso pedagógico
  • O professor entre o sucesso e o fracasso escolar
  • gestão escolar e o sucesso pedagogico
  • Artigo (in)sucesso escolar
  • Sucesso e insucesso escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!