ideologias e ciências sociais

Páginas: 31 (7554 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
LÖWY, Michael. (1985) Ideologias e Ciência Social: elementos para uma análise marxista. São Paulo: Cortez. 19ª ed. 2010.

1. Ideologia. 2. Positivismo. 3. Historicismo. 4. Marxismo.

1. Ideologia
O caminho do texto é fazer um breve histórico do conceito de ideologia e propor um uso determinado, após, apresenta-se alguns elementos centrais do método dialético e, por fim, ao se pensar arelação entre ideia e ação (ideologia e ação social), o autor apresenta o debate pré-marxista entre o materialismo mecanicista francês e o neo-hegelianismo alemão, bem como sua superação dialética pela filosofia da práxis marxista.
1.1. Visão Social de Mundo
O conceito de ideologia tem uma história própria.
Primeiro foi utilizado por Destutt de Tracy que dizia que a ideologia era o estudo das idéias,que são o resultado da interação entre o organismo vivo e a natureza, por isso, a ideologia seria um campo dentro da zoologia. A ideia de Tracy vai por um cientificismo materialista vulgar, bastante estreito.
A seguir, Napoleão passou a usar o termo para atacar o grupo de Tracy, contudo, com um sentido distinto: os ideólogos seriam especuladores metafísicos, que ignoram a realidade.
Marx utilizaprimeiramente a expressão ideologia nesse sentido, qual seja, o de uma falsa consciência, de uma concepção idealista na qual a realidade é invertida e as idéias aparecem como motor da vida real. Depois, Marx vai falar em formas ideológicas, que seriam aquelas pelas quais a sociedade toma consciência da vida real. Para Marx, ideologia é um conceito pejorativo “que implica ilusão, ou se refere àconsciência deformada da realidade que se dá através da ideologia dominante: as idéias das classes dominantes são as ideologias dominantes na sociedade”.
Lênin, por sua vez, não usa ideologia como algo pejorativo, mas como uma doutrina sobre a realidade social que tenha vínculo com uma posição de classe, portanto, pode existir uma ideologia burguesa e outra proletária.
Por fim, Karl Manheim dizque existe um conjunto estrutural e orgânico de idéias, representações, teorias e doutrinas que expressam interesses sociais vinculados às posições sociais de grupos ou classes. Esse conjunto seria a ideologia total e é formado pela utopia e pela ideologia em sentido estrito. A ideologia em sentido estrito seria a teoria que se orientam para a estabilização, legitimação ou reprodução da ordemestabelecida, ou seja, seria a teoria conservadora. A utopia, por outro lado, seriam as teorias que aspiram outra realidade, tendo portanto uma dimensão crítica, de negação da ordem social existente, subversiva e revolucionária.
O Löwy propõe usarmos visões sociais de mundo, ao invés de ideologia total, para englobar as teorias conservadoras (ideologia) e as revolucionárias (utopia).
“Visões sociaisde mundo, seriam, portanto, todos aqueles conjuntos estruturados de valores, representações, idéias e orientações cognitivas. Conjuntos esses unificados por uma perspectiva determinada, por um ponto de vista social, de classes sociais determinadas”.
1.2. Dialética: historicidade, totalidade e contradição
O autor gosta de apresentar a dialética pela fala do diabo se apresentando para o Fausto deGoethe:
“Eu sou o espírito que sempre nega, e isso com razão porque tudo que existe merece acabar”.
A categoria essencial do método dialético é a do “movimento perpétuo”, segundo o qual as coisas se transformam permanentemente, ou seja, nada é eterno, fixo ou absoluto, tudo que existe na vida humana e social está sujeito ao fluxo da história e, portanto, em perpétua transformação.
Segundo Marx,como todos os fenômenos econômicos e sociais são produtos da ação humana, então eles poderão ser alterados pela ação humana, também.
1. Historicidade: todos os produtos da vida social são historicamente limitados.
As visões de mundo, como são produtos da vida social, são historicamente limitadas, também.
“Uma vez que não existem princípios eternos, nem verdades absolutas, todas as teorias,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos das ciências sociais
  • Ideologia e Ciências Sociais
  • Fichamento livro ideologias e ciências sociais
  • MÉSZÁROS, István. Filosofia, Ideologia e Ciência Social.
  • Lowvy, michael. o positivismo. ideologias e ciências sociais
  • Ciencias e ideologia
  • Ciência e ideologia
  • Ciência e Ideologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!