Ideologias econômicas e democracia no brasil

Páginas: 30 (7467 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
Ideologias econômicas e democracia no Brasil*
Luiz Carlos Bresser Pereira
A transição para a democracia foi um longo processo no Brasil. Teve início em meados dos anos 70 e terminou somente no começo de 1985. Três anos mais tarde, no entanto, a maioria das pessoas acredita que o processo de democratização não está terminado. Raymundo Faoro disse recentemente que a transição para a democracia noBrasil está durando tanto que acabará sendo mais longa que o período do regime autoritário (FAORO, 1988, p.7). Compreendo este ponto de vista, mas não o aceito. A transição para a democracia terminou há três anos. Mas a democracia resultante é decepcionante, uma vez que não conseguiu solucionar os problemas econômicos e sociais que o País enfrenta. Em outras palavras, o regime político no Brasilé democrático, mas a democracia está muito longe de se consolidar. De fato, como o novo governo democrático tem se mostrado incapaz de superar os problemas econômicos e sociais existentes, surgiu uma nova crise política.
Num trabalho recente eu analisei a crise política hoje existente no Brasil — uma crise de legitimidade e governabilidade — e a relacionei à inabilidade do governo Sarney em obtercredibilidade e ser fiel ao pacto político moderno e democrático que uniu os trabalhadores, a classe média assalariada e os empresários em torno da luta contra o regime militar autoritário (BRESSER PEREIRA, 1986). Este foi um pacto entre as diversas classes do capital industrial moderno — o tipo predominante do capital no Brasil. O governo Sarney, entretanto, particularmente a partir de 1987, foidominado pelos representantes de um tipo de capital mercantil, arcaico, formado por políticos e empresários dependentes dos favores do Estado. A incompatibilidade entre o governo central e as forças econômicas e ideológicas hegemônicas no Brasil, bem como a inabilidade do governo em enfrentar a aguda crise econômica prevalecente hoje no Brasil produziram uma crise de legitimidade que põe em riscoa nova democracia brasileira.
Neste trabalho farei uma abordagem complementar, na medida em que vou tentar analisar alguns obstáculos políticos e ideológicos para a consolidação da democracia no Brasil. Proporei que o processo de democratização do País baseou-se em realidades socioeconômicas sólidas e que foi uma conquista da sociedade civil e não um presente do regime militar. Tentarei tambémdemonstrar que o processo de democratização não levou em conta, muito menos soube criticar, algumas ideologias e práticas políticas típicas de países subdesenvolvidos de renda média, como o Brasil: crenças nacionalistas anacrônicas da esquerda, demandas irrealistas por parte dos trabalhadores apoiadas em um distributivismo ingênuo, populismo e clientelismo por parte dos políticos oportunistas,conservadorismo, miopia e subordinação aos interesses externos das elites. Ora, estas ideologias e práticas políticas constituem-se em sérios obstáculos às políticas econômicas coerentes e progressistas, necessárias para se conseguir a retomada do crescimento e a estabilidade de preços.
A crise econômica no Brasil — definida pela estagnação da renda per capita desde 1980 e por taxas de inflaçãoextraordinariamente altas — foi, no início dos anos 80, a causa básica da derrota do regime autoritário, mas, hoje, como permanece sem solução, esta mesma crise econômica está ameaçando o novo regime democrático. Recessão e altas taxas de inflação serão sempre fatores de instabilidade para o regime estabelecido no poder, seja ele autoritário ou democrático. Ao final dos anos 80, é a democracia que estásendo ameaçada pela crise econômica, uma vez que a maioria dos regimes políticos da América Latina são democráticos.
Neste trabalho não irei discutir a crise econômica, mas sim os problemas políticos que dificultam sua solução. É comum ouvir-se que a atual crise econômica brasileira tem origens políticas e que deveria ser solucionada na arena política. Não concordo com esta proposição....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A democracia como ideologia
  • democracia economica
  • Democracia em tocqueville e democracia no brasil
  • Desigualdade, etnocentrismo, ideologia, democracia...
  • Democracia no brasil
  • Democracia no brasil
  • Democracia no brasil
  • Democracia no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!