Ideologia

Páginas: 5 (1038 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
ARQUITETURA E URBANISMO
FILOSOFIA

ATIVIDADE 01


ALVADOR
ABRIL 2012



1. Com base na Unidade I, Capitulo I, do livro Convite à Filosofia de Marilena Chauí, disponível no AVA, bem como da AULA 1 da disciplina FILOSOFIA, apresente a diferença entre Mito e Filosofia (Valor 1,5)


De acordo com o texto o mito acontece decorrente de histórias criadas pelas culturas, com um sentidosimbólico esse sentido pode fazer de uma determinada história um mito a depender do caráter simbólico inserido nela. A procura por explicações para as questões do mundo e seus fenômenos em forma de histórias faz muitas vezes do mito verdades absolutas e das quais ficamos muitas vezes prisioneiros, isso pode ser exemplificado em forma de crenças, superstições rituais que utilizamos em nossodia-a-dia. Muitas vezes sem perceber herdamos de nossa cultura comportamentos gerados por mitos constituídos de antigas histórias. No texto de Marilena Chauí ela cita o mito presente na obra de Platão e desse texto tiramos um modelo básico do que seria o mito diante da nossa contemporaneidade em forma de preconceitos e de atitudes que julgamos ser a certas a seguir, mas que partiram de mitos e partirdisso entra a Filosofia quando nos passamos a nos questionar quanto a origem dessas ideias adquiridas pelos mitos e que não sabemos se são somente histórias infundadas ou se elas partem de fatos reais dos quais temos alguma comprovação, então começam a surgir duvidas de porque tomamos atitudes com bases em historias que não tem nada que comprovem que são reais. A filosofia pode não nos apresentarrespostas, mas nos aproxima do que podemos ter como verdade daquilo que nos questionamos, pois tiramos isso da nossa critica do que nos pensamos de historias ou comportamento e decidiremos por verdade ou não.




2. “Quando começamos a estudar Filosofia, somos logo levados a buscar o que ela é. Nossa primeira surpresa surge ao descobrirmos que não há apenas uma definição de filosofia, masvárias. A segunda surpresa vem ao percebermos que, além de várias, as definições parecem contradizer-se.” (CHAUÍ, 1995, p.16). Faça uma síntese das quatro definições gerais, apresentadas por Marilena Chauí, sobre o que seria filosofia. (Valor 2,0). Consultar a introdução intitulada “Para que Filosofia” do livro Convite à Filosofia de Marilena Chauí.

Seguindo o pensamento de Marilena Chauí adefinição seria não aceitarmos como realidade o que nos é imposto como ideia do que são e como são as coisas, os fatos e também as próprias ideias isso sem antes procuramos o que realmente compreendemos sobre tudo e na busca pela nossa própria resposta, ou seja, tendo assim uma atitude filosófica.
Em seguida teríamos uma analise critica que vem do que tiramos como conclusão dos nossosquestionamentos e se estes se tornam verdade pera nos ou não. A primeira é a visão do mundo, ou seja, o conjunto de ideias que nos aprendemos e compreendemos por serem estas as nossas definições de mundo, definições que não nos permite ver além delas e nos auto avaliar, ou seja, se utilizar da filosofia em forma de nossas questões a serem esclarecidas, mas sim de nos aproprias de uma visão geral ecoletiva do que seria o mundo. A segunda é a sabedoria da vida onde podemos identificar o nosso modo de pensar e agir utilizando da busca e respostas se apropriando do conhecimento sobre elas para seguir de maneira correta e digna diante do conhecimento adquirido fazendo destes a nossa própria filosofia de vida. A terceira seria a ideia que temos sobre o universo como totalidade que possui duas basesdistintas a primeira seria a filosofia quando nos questionamos de onde viemos e como viemos e a segunda da ideia de que viemos de algo divino como na religião, por exemplo, sem uma definição cientifica onde a base seria a fé. Porém essa definição ainda é subjetiva, pois não se temos até hoje uma resposta da nossa origem. A quarta e ultima definição seria uma fundamentação teórica e critica dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é ideologia
  • Ideologia
  • ideologia
  • ideologia
  • Ideologia
  • Ideologia
  • o que é ideologia
  • Ideologias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!