Ideologia, senso comum e função da filosofia

Páginas: 6 (1492 palavras) Publicado: 16 de abril de 2013
Trabalho de Filosofia

Ideologia

➢ É fácil reconhecer o estereótipo de “mulher perfeita” no texto, “alta, magra, loura, de olhos azuis que posa com tal calça”, a falsa necessidade de ter algo que não é necessário para impressionar não quem adquiriu o produto, e sim as outras pessoas, passar inveja nas amigas e chamar atenção dos garotos é o objetivo.

➢ As propagandas nos sãoapresentadas a todos os momentos, por todos os meios de comunicação, TV, rádio, internet, jornais, revistas, entre outros.

➢ Um exemplo de propaganda é o da marca de cigarros Free. Esse produto tem como objetivo, destacar a singularidade de cada sujeito, afirmando que cada um é criativo e autônomo da sua forma, ou seja, consuma esse produto e seja diferenciado.

➢ Outros exemplos, tambémde cigarros, Hollywood e Carlton. Assim como a marca anterior, essas duas tem suas táticas de vendas, a Holywood por exemplo, destaca o sucesso individual, ou seja, consuma este produto e seja como as pessoas da propaganda, bem sucedidas. Já a marca Carlton investe em classe, personalidade sofisticada e pessoas refinadas, portanto se você se associar a este padrão, vai consumir esse produto.➢ O convencimento de que o consumidor precisa do produto “X” ou do produto “Y” é a base da empresa, é o marketing necessário para que a pessoa se convença de que esse produto é melhor, porque a propaganda usa de meios estratégicos e específicos para que isso aconteça, associando o cliente a um estereótipo muitas vezes falso, como dizer que quem consome tal marca, vai ser mais bem sucedido do quequem não o faz.


Conceito de Ideologia

➢ A palavra ideologia, foi usada pela primeira vez no século XIX, com o objetivo de designar uma “teoria geral das idéias”. Foi Karl Marx quem fez uso político da palavra pela primeira vez. Escreveu um livro chamado “Ideologia Alemã” que trata dos métodos que as classes dominantes exercem para dominar as demais. O principal método é oconvencimento, que ao contrário da violência por exemplo, comumente não gera revolta.

➢ O objetivo da ideologia é construir uma série de idéias que serão disseminadas pela classe dominante, no intuito de convencer a todos de que certa estrutura social é a única viável, ou a melhor.

➢ Inconscientemente, a ideologia passa a dominar os nossos atos, agimos guiados pelas idéias impostas, como na horade adquirir um produto, nós apenas fazemos uma escolha entre o que nos foi determinado pela propaganda.

➢ O sucesso da ideologia, é alcançado quando todos, ou a maioria, de um determinado grupo social esta completamente convencido da idéia imposta. A partir desse momento, não a questionamento, portanto não à mudança, e conseqüentemente temos um povo alienado.


Ideologia: Desejo,Vontade, Necessidade

➢ Por que o poder de persuasão da ideologia é tão forte? Por que todos não nos libertamos do que nos é imposto e criamos a nossa própria forma de pensar? Por que alguém consome um certo tipo de produto acredita que sua qualidade de vida depende do mesmo?

➢ Na nossa sociedade, é impossível que todas as pessoas sejam bem sucedidas, e o trabalho da ideologia é justamenteimplantar a idéia de que se nos esforçarmos ao máximo, conseguiremos alcançar o sucesso, afinal se fosse do conhecimento de todos que é necessário que muitos vivam na miséria para que poucos sejam bem sucedidos, isso provavelmente encadearia uma revolta.

➢ O objetivo das propagandas então, é fazer com que o sujeito associe inconscientemente a imagem do produto com o que é proposto pelomesmo, que não por coincidência, é o que o consumidor deseja, e consumindo o produto, ele renova suas forças para alcançar o mesmo.

➢ Além de a propaganda produzir a necessidade, ela a administra, de forma que cada um tenha a ilusão de prazer e se acomode com a situação de sempre querer mais. Portanto, consumir é um método de alienação e controle, que não te impede de criticar, e te obriga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • O que é filosofia
  • Ideologia e senso comum
  • Senso comum e ideologia
  • Senso Comum e Ideologia
  • Senso comum e Ideologia
  • Filosofia e senso comum
  • Senso Comum, Mito e Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!