Ideologia Nazista

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
Introdução



Neste trabalho, irei mostrar como funciona o conceito de ideologia, e desmascarar alguma, que no caso, é a nazista, mostrando suas regras, seus conceitos, formas de agir sobre as pessoas, e suas crenças. Além de como Hitler comandava seu exército e as leis impostas de acordo com suas ideias.


O que é ideologia?


Ideologia são ideias formadas por um grupo de indivíduos,nas quais podem ser inseridas em diversas áreas, como na sociedade ou política. Esses temas foram, maiormente, ligados por Karl Marx, no qual fundamentava suas teorias sobre os temas citados anteriormente. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade, pois a ideologia pode ser considerada um instrumento de dominação que agepor meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana, e mascarando a realidade.

IDEOLOGIA NO NAZISMO

De acordo com o livro Mein Kampf ("Minha Luta"); Hitler desenvolveu as suas teorias políticas pela observação cuidadosa das políticas do Império Austro-Húngaro. Ele nasceu como cidadão do Império e acreditavaque a sua diversidade étnica e linguística o enfraquecera. Também via a democracia como uma força desestabilizadora, porque colocava o poder nas mãos das minorias étnicas, que tinham incentivos para enfraquecer e desestabilizar mais o Império, diferentemente da ditadura, que colocava o poder nas mãos de indivíduos restritos e intelectualmente favoráveis.
O nazismo defende que uma nação é a máximacriação de uma raça. Consequentemente, as grandes nações (literalmente, nações grandes) seriam a criação de grandes raças. A teoria diz que as grandes nações alcançam tal nível devido seu poderio militar intelectual e que estes, por sua vez, se originam em culturas racionais e civilizadas, que, por sua vez ainda, são criadas por raças com boa saúde natural e traços agressivos, inteligentes ecorajosos.
As nações mais fracas seriam então aquelas criadas por raças impuras, isto é, que não apresentam a totalidade de indivíduos de origem única.
De acordo com os nazistas, um erro óbvio deste tipo é permitir ou encorajar múltiplas línguas dentro de uma nação. Esta crença é o motivo pelo qual os nazistas alemães estavam tão preocupados com a unificação dos territórios dos povos de línguaalemã.
Nações incapazes de defender as suas fronteiras, diziam, seriam a criação de raças fracas ou escravas. Defendiam eles que as raças escravas eram menos dignas de existir do que as raças-mestras. Em particular, se uma raça-mestra necessitar de um Espaço vital(Lebensraum) para viver, teria ela o direito de tomar o território das raças fracas para si.
Trata-se de uma teoria originalmente concebidapelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel, que propôs uma Antropogeografia, como um ramo da geografia humana, como o espaço de vida do grupamento humano. Ao sistematizar os conhecimentos políticos aplicados pela geografia, Ratzel contribuiu decisivamente para o surgimento da geografia política, que no início do século XX foi acrescida do termo geopolítica (este cunhado por Rudolf Kjellèn).
FriedrichRatzel visitou a América do Norte no início de 1873 e se impressionou com a doutrina do Destino Manifesto nos EUA. Ratzel simpatizava com os resultados do "Destino Manifesto", mas ele nunca usou o termo. Em vez disso, ele contou com a Tese da Fronteira de Frederick Jackson Turner. Ratzel promoveu colônias ultramarinas para a Alemanha, na Ásia e África, mas não uma expansão em terras eslavas.Depois alguns alemães reinterpretaram Ratzel para defender o direito da raça alemã de expandir na Europa, essa noção foi mais tarde incorporada na ideologia nazista. Harriet Wanklyn argumenta que os políticos distorceram a teoria de Ratzel para objetivos políticos.

O controle da propaganda era uma característica forte em regimes totalitários, destinado a convencer as pessoas e manter o controle...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ideologia Nazista
  • A ideologia nazista e suas condições históricas
  • A ideologia nazista e suas condições históricas
  • ideologia nazista (questionario)
  • Uma propaganda racional para uma ideologia irracional: Uma análise da propaganda nazista
  • Ensaio: filme arquitetura da destruição: ideologia nazista
  • Nazista
  • Nazistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!