ideologia nazista (questionario)

Páginas: 5 (1091 palavras) Publicado: 14 de abril de 2014
1- O que é ideologia? Como uma ideologia pode alcançar um poder de coesão social?
Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais. Ou seja, é através dela que se dá sentido ao mundo, que se procura explicar as condições atuais da sociedade e orientar o esforço, por transformá-las. Acoesão é imposta por ditadores, investidos do poder divinizado da soberania popular. O ditador é o intérprete supremo da soberania popular. É ele que impõe as regras e decreta o que se deve considerar verdadeiro ou falso. Todos os indivíduos são livres de concordar com ele. Mas discordar dele é um insulto gravíssimo antidemocrático, porque é uma heresia contra a divinizada legitimação dasoberania popular, rompendo com a sociedade una e coesa. A coesão social pratica a inclusão de políticas sociais, para corrigir as desigualdades de resultados, anular as diferenças entre indivíduos, assim torná-los dependentes.

2- O que foi o nazismo? Quais os motivos que facilitaram a ascensão dessa ideologia?
Nazismo é um movimento autoritário que nasceu na Alemanha após 1ª guerra mundial e cresceuquando Hitler subiu ao poder na Alemanha em 1933. O Nazismo se baseia no anticomunismo, no anti-semitismo, e na crença na superioridade da raça ariana em relação às outras raças e pregava a "limpeza racial" no país com a perseguição a outros povos como judeus, curdos, etc. Também queria a expansão da Alemanha Nazista na Europa. Ao final da 1ª Guerra Mundial, além de perder territórios para França,Polônia, Dinamarca e Bélgica, os alemães são obrigados, por determinação do Tratado de Versalhes, a pagar pesadas reparações financeiras aos países vencedores. O pagamento dessa penalidade provoca o crescimento da dívida externa e compromete os investimentos internos, gerando falências, inflação e desemprego em massa: as tentativas fracassadas de revolução socialista (1919, 1921 e 1923) e assucessivas quedas de gabinetes de orientação social-democrata criam condições favoráveis ao surgimento e à expansão do nazismo no país.

3- Quais as condições favoráveis para a implantação de uma ditadura? Como os nazistas chegaram ao poder na Alemanha?
Na ideia de que o Estado deveria controlar tudo e todos. Para isso a homogeneização da sociedade é fundamental. As formas de controle social emregimes ditatórios geralmente envolvem o uso e exacerbação do medo a um grau extremo. Todos passam a vigiar a todos e todos se sentem vigiados e intimidados. A ideia de um inimigo externo extremamente poderoso é funcional para unir a sociedade contra o "inimigo comum". E ainda se criava inimigos internos, sorrateiros, subterrâneos e conspiratórios. Para assim parecer que está fazendo isso para obem do povo.
O nazismo era fundado no nacionalismo, no anticomunismo e no tradicionalismo. Uma de suas motivações foi a insatisfação com o Tratado de Versalhes, que era entendido como uma conspiração judaico-comunista para humilhar a Alemanha no final da Primeira Guerra Mundial. Os males da Alemanha pós-guerra foram críticos para a formação da ideologia e suas críticas à República de Weimarpós-guerra. Hitler vendo que o povo precisava de um incentivo para se erguer levou esperança para os alemães os seguirem e apoiarem. O intervencionismo e a planificação econômica adotados por Hitler eliminam, no entanto, o desemprego e provocam o rápido desenvolvimento industrial, estimulando a indústria bélica e a edificação de obras públicas, além de impedir a retirada do capital estrangeiro do país.4- Qual era a importância do conceito “raça” para o regime nazista? Por que os nazistas perseguiam negros, judeus e homossexuais?
O nazismo defende que uma nação é a máxima criação de uma raça. Consequentemente, as grandes nações seriam a criação de grandes raças. A teoria diz que as grandes nações alcançam tal nível devido seu poderio militar e intelectual e que estes, por sua vez, se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ideologia nazista
  • Ideologia Nazista
  • Ideologia Nazista
  • A ideologia nazista e suas condições históricas
  • A ideologia nazista e suas condições históricas
  • Questionário
  • Uma propaganda racional para uma ideologia irracional: Uma análise da propaganda nazista
  • Ensaio: filme arquitetura da destruição: ideologia nazista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!