ideologia dosmeios decomunicacao

297 palavras 2 páginas
Vocês já pararam para pensar em como os meios de comunicação influenciam em nossas vidas? Vivemos em um mundo cuja globalização atingiu tal ponto que são poucas as comunidades que não tem acesso aalgum meio de comunicação. O momento atual tem sido chamado de era das comunicações, já que o avanço tecnológico e o crescimento do acesso aos veículos de comunicação trouxeram inúmeras implicações parao ser social.

Um dos meios mais influenciadores é a TV. No Brasil, um país em desenvolvimento, onde a exclusão social, caracterizada pelo não-acesso a fatores de qualidade de vida (como educação,saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, etc.), a TV é o veículo de comunicação social mais acessível, mais presente, assumindo um importante papel na vida cotidiana.

A TV, nesse estágio estáacessível a milhares de pessoas ao mesmo tempo, e forma multiplicadores de sua realidade ideologicamente montada envolvendo assim, todo o corpo social. É evidente a maneira que a televisão tem alargadosua influência em quase todas as partes do mundo. Ela é tão atuante na vida familiar que tem sido considerada um membro permanente.

De acordo com dados de 2003 divulgados pelo Instituto Brasileirode Geografia e Estatística (IBGE) 11,6% da população brasileira com 15 anos ou mais é analfabeta, ou seja, tem a televisão como uma das únicas fontes de informação. Aquilo que é apresentado natelinha torna-se verdade absoluta para aqueles que não possuem outros referenciais informativos ou repertório que lhes permita fazer uma leitura crítica do meio.

Os meios de comunicação são responsáveispor passarem a informação e muitos detêm poderes de manipulação e alienação das massas; sugerindo produtos e maneiras de agir, tanto de forma direta como indireta. A publicidade sempre nos mostramodelos perfeitos de ser, de vida ideal e que o expectador pode adquirir, desde que compre determinado

Relacionados

  • Psicologias
    118649 palavras | 475 páginas