IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTANCIAS BIOLÓGICA ATRAVÉS DO MÉTODO DE ELETROFORESE

1535 palavras 7 páginas
CURSO DE CIÊNCIAS
FARMACÊUTICAS

IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTANCIAS BIOLÓGICA ATRAVÉS DO MÉTODO DE ELETROFORESE

ALUNO
CODIGO
Alex Junior Ferreira
811012
Rosa Melissa S. Sanz
757208
Felipe Marcelo Quirino
810547
Robison Leandro Ap. Pulga
810886

Ribeirão Preto
2012/1
Sumário

1. INTRODUÇÃO

Eletroforese é um termo que se refere à migração de solutos de partículas em um meio liquido, por meio da influencia de um campo eletromagnético. As proteínas e os aminoácidos possuem cargas positivas, negativas ou neutras, dependendo do pH no qual se encontram. A mobilidade eletroforética é diretamente proporcional à carga da partícula e inversamente proporcional a viscosidade do meio. Se a migração é para o cátodo, temos cataforese, quando a carga total da partícula for positiva, e se é para o ânodo, temos anaforese, quando a carga da partícula for negativa.
Quando um aminoácido ou proteína é dissolvido em água, os grupos COOH se ionizam formando polos negativos e os grupos –NH2 ioniza-se formando polos positivos. Assim quando o numero de --- COOH é maior que o numero de –NH2, temos um anodo, se o numero de –NH2 for maior que o do COOH tem-se um catodo. Assim se o numero de –COOH e de –NH2 forem iguais, não teremos eletroforese. Assim dependendo do meio em que o aminoácido se encontra, o mesmo pode sofrer anaforese ou cataforese.
Quando preparamos um pH de uma solução onde o aminoácido não sofre alteração em sua carga, este é chamado de pHi, que é um ponto isoelétrico.
Existem vários tipos de eletroforese cada uma para uma determinada circunstancia e situação em que se precisa atuar. Aqui utilizamos a eletroforese em papel.
O papel de filtro foi o primeiro suporte utilizado nos métodos electroforéticos de zona. O papel empapa-se com a solução tampão e coloca-se de modo conveniente entre os eléctrodos. A amostra aplica-se no centro ou em qualquer das extremidades do papel, dependendo das substâncias a separar e do pH do

Relacionados