identificação de compostos por refratometia

2366 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO
A refratometria se fundamenta no princípio da refração, quando uma luz penetra num liquido ela muda de direção aproximando-se ou afastando-se da normal, de acordo com as características dos meios. O ângulo de refração, medido em graus, indica à mudança de direção do feixe de luz. Um refratômetro obtém e transforma os ângulos de refração em valores de índices de refração.
O índice de refração é uma propriedade física importante de sólidos, líquidos e gases. A medida de índice de refração pode ser usada para determinar a concentração de uma solução, pois, o índice de refração dela varia com a concentração. Assim como também pode ser utilizado para determinação do grau de pureza de uma substância, sendo esta relacionada ao ângulo critico de refração (ângulo máximo onde ocorre refração) que é uma constante característica para cada substância.
Lei de Snell
Relaciona os ângulos de incidência e refração com os índices de refração. A razão entre o seno do ângulo de incidência (θ1) e o seno do ângulo de refração (θ2) é constante e esta constante é igual ao índice de refração relativo η, para um dado comprimento de onda.

Onde:
1 ângulo de incidência (ângulo que o raio incidente faz com a normal, N)
2 ângulo de refração (ângulo que o raio refratado faz com a normal, N) n índice de refração relativo n2 índice de refração do meio 2 n1 índice de refração do meio 1 Refração molar

A refração molar de uma substância está diretamente ligada ao índice de refração e é igual à polarizabilidade da mesma. Entende-se por polarizabilidade a facilidade de distorção da nuvem eletrônica de uma molécula. O índice de refração, ao fornecer a diminuição da velocidade da luz quando a mesma penetra em uma substância em relação ao vácuo, quantifica o grau de interação do campo elétrico da radiação com as moléculas da substância, ao distorcer a nuvem eletrônica das mesmas. Desta forma, a refração molar nos fornece uma medida do grau de polarizabilidade da molécula de

Relacionados