IDENTIFICANDO AS DIVERSAS FORMAS DE DANÇAS NO ESTADO DO NORDESTE

Páginas: 10 (2417 palavras) Publicado: 9 de fevereiro de 2014
Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo


Curso: Licenciatura em Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: José Marcelo Botacin Campos





IDENTIFICANDO AS DIVERSAS FORMAS DE DANÇAS NO ESTADO DO NORDESTE









Cachoeiro de Itapemirim – ES
09/2013

INTRODUÇÃO
Em termos gerais, podemos dizer que no Brasil o real objetivo dequalquer festa é realizar a reunião de pessoas com a finalidade de comemorar algo, seja um batismo, casamento, aniversário ou até mesmo uma simples reunião. Há várias datas comemorativas em todas as regiões brasileiras, e como destaque para o presente trabalho, temos a região do Nordeste, a qual é amplamente rica na cultura musical e da dança.
A partir da cultura e costumes do Nordeste, surgiramvárias danças e até mesmo alguns dos ritmos musicais mais tocados no país, no Brasil, a dança é um dos pontos mais fortes da cultura. Conhecido por seu povo alegre e entusiasmado, o país possui os estilos mais variados e significativos, como produto de uma grande difusão cultural. 












FREVO
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estadode Pernambuco, especificamente entre os anos de 1910 e 1911, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado.  A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo.  1
Inicialmente, o termo frevo designava uma folia de rua marcada pela música intensa. Relatos de jornais da época, anteriores ao acontecimentoanual, são indicativos para mostrar que essa festa realmente ganhava as ruas da cidade de Recife. Para conter o “frervor” dos foliões, os organizadores passaram a contratar grupos de capoeira que se apresentavam à frente dos blocos, com o intuito de controlar os comportamentos violentos que por vezes surgiam. Além disso, o uso do guarda-chuva – ou sombrinha, dependendo da região – na dançatambém tem a mesma origem: os grupos de capoeira usavam também esse artefato para controlar a população.  Os movimentos corporais do frevo, podemos identificar claramente a influência da capoeira na sua composição, especialmente movimentos baixos, que requerem máximas flexões dos joelhos.
Características
Originalmente o frevo não tem letra, apenas ritmo musical bem acelerado tocado pela banda aqual segue os blocos carnavalescos. . Os passos do frevo são bem complicados, pois, esta dança inclui: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados, porém a técnica do improviso é a mais utilizada, além de tudo isso há presença de somrinhas e guarda-chuvas, preferencialmente coloridos, para embelezarem a dança.
É característica do frevo possuir compassobinário ou quaternário, isso irá depender da composição, de ritmo freqüentemente sincopado, obrigando a movimentos que chegam a paroxismos frenéticos e lembram, por vezes, o delírio. É uma das músicas mais vivas e mais brejeiras do folclore brasileiro.2

MARACATU
O Maracatu é uma dança folclórica de origem afro-brasileira, típica do estado de Pernambuco. Surgiu em meados do século XVIII, apartir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. A origem do maracatu está totalmente interligada às festas em homenagem aos Reis Magos. Porém, o festejo do “maracatu” tem sua origem cultural oriunda das coroações de Reis do Congo a partir do século XVIII, nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com a representação de índios, negros e da corte.3
Otermo maracatu também se refere a um ritmo musical, popularmente conhecido como “baque virado”, muito utilizado pelo Maracatu Nação, uma manifestação cultural de música folclórica afro-brasileira.  Há também o maracatu rural, onde há a presença dos caboclos de lança, também referido como “maracatu de baque solto” com organização diferente do “maracatu nação”.
Características
É caracterizado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise diversas formas que assumiu o estado
  • Danças do Nordeste
  • Estados do nordeste
  • Danças Folclóricas Brasileiras – Nordeste
  • danças tipicas do nordeste
  • Danças tipicas do Nordeste
  • Dança Folclórica do nordeste
  • A hipoteca e as diversas formas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!