Identifica O E L Ngua Arara Shawadawa

7515 palavras 31 páginas
Identificação e língua
A designação Arara foi atribuída ao grupo no contexto do contato com a frente de expansão no Alto Juruá, no século XIX. Os Arara autodenominam-se Shawãdawa, mas são conhecidos também por outras denominações, como “Shawanáwa”, “Xawanáua”, “Xawanáwa”, “Chauã-nau”, “Ararapina”, “Ararawa”, “Araranás”, “Ararauás” e “Tachinauás”.
O contato com os agentes da frente de expansão da borracha deixou marcas na relação do grupo com a língua materna. Atualmente são poucos os falantes da língua Arara. Conforme pesquisa lingüística realizada por Cunha junto ao grupo, foram constatados apenas sete falantes ativos, enquanto muitos adultos possuíam competência receptiva, ou seja, entendem mas não falam a língua (Cunha, 1993: 10). Devido a terem sido historicamente ridicularizados e discriminados ao falarem na língua, os Arara passaram a não mais transmiti-la a seus descendentes, gerando uma população infantil educada apenas em português. Contudo, desde o início da década de 1990 os Arara buscaram “resgatar” a sua própria língua, e têm contado com o apoio da CPI-Acre (Comissão Pró-Índio do Acre) para consolidar uma educação bilíngüe entre o grupo. Assim, muitos dos jovens e crianças Arara estão aprendendo a língua indígena com professores formados pela CPI-Acre.
A língua falada pelos Arara do Acre é classificada como pertencente à família lingüística Pano, cujos falantes podem ser encontrados no Peru, na Bolívia e no Brasil. Neste último país as sociedades indígenas Pano estão situadas no sul e no oeste do Estado do Acre, de onde se estendem para leste até a parte ocidental de Rondônia e, em direção ao norte, penetra o Estado do Amazonas, entre os rios Juruá e Javari.
Introdução
Assim como os demais grupos indígenas no Acre, os Arara Shawãdawa sofreram os efeitos das correrias e do sistema de produção dos seringais a partir das últimas décadas do século XIX, tendo sido explorados, expropriados e cerceados em sua reprodução física e cultural. Nos últimos anos

Relacionados