IDENTIFICA O DE F RMACOS Toxicologia

772 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS
DISCIPLINA DE TOXICOLOGIA
DOCENTES: PAULA DA SILVA KJUBIDA, ALINE SCHWARZ E GEORGE QUEIROZ DE BRITO
DISCENTES: ANA PAULA FRANÇA DE ARAÚJO
FABIOLANGE DE LIMA FARIAS
TEREZA RENATA GURGEL

IDENTIFICAÇÃO DE FÁRMACOS ÁCIDOS E BÁSICOS

NATAL-RN
JUNHO/ 2015

INTRODUÇÃO
As intoxicações são causas frequentes de procura de atendimento médico em serviços de urgência e emergência não só no Brasil como no mundo inteiro, sendo muitos dos casos relacionados às tentativas de suicídio ou envolvendo crianças e idosos que se expuseram a doses acima da terapêutica, resultando em concentrações tóxicas na corrente sanguínea. No Brasil, as intoxicações envolvendo medicamentos alcançam o primeiro lugar como agente causal (Amaral et al.,2008; SINITOX, 2008; Margonato et al., 2008, Mota et. al.,2012).

O fato dos medicamentos serem apontados como a principal causa das intoxicações no Brasil nas últimas décadas (Moreau & Siqueira, 2008; Amaral et AL. ,2008; Margonato et al., 2008; SINITOX, 2008; Mota et al., 2012), aumenta o desafio dos laboratórios de análises toxicológicas, a desenvolverem metodologias analíticas para a pronta pesquisa e identificação de fármacos envolvidos nos casos de intoxicação aguda. Estas pesquisas requerem uma abordagem analítica ampla, rápida e segura em material biológico. A investigação de fármacos é provavelmente a mais frequente dos testes toxicológicos requisitados, e dependendo do fármaco, das suas características farmacotoxicológicas, e do tempo decorrido da exposição, pode ser detectado na forma inalterada ou biotransformada em sangue ou na urina (Cardoso et al., 2001; Moreira & Caldas, 2001; Amaral et al.,2008).

A importância da escolha de um método de triagem é fundamental, pois define a gama de analitos que serão pesquisados e detectados. Portanto, deverá ter sensibilidade e abrangência de compostos para ser

Relacionados

  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas