Identificação de lípideos

Páginas: 6 (1393 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA
BIOQUÍMICA I – FARMÁCIA

IDENTIFICAÇÃO DE LIPÍDEOS

SÃO LUÍS
2010
CARLIANE DOS SANTOS ROSA FA 10131-00




IDENTIFICAÇÃO DE LIPÍDEOS



Relatórioapresentado à disciplina de Bioquímica I do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção da nota parcial.

SÃO LUÍS
2010
1. INTRODUÇÃO

Os lipídeos podem ser definidos como um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algumgrupo funcional comum, e sim pela baixa solubilidade em água e outros solvente polares e alta solubilidade em solventes apolares. São vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrófoba das suas estruturas, sendo todos sintetizados a partir da acetil-CoA, fazendo parte do grupo conhecido como biomoléculas.
Apesar doslipídeos serem uma classe distinta de biomoléculas, elas na maioria das vezes ocorrem combinados, seja covalentemente ou através de ligações fracas, como membros de outras classes de biomoléculas, para produzir moléculas hídricas tais como glicolipídeos, que contêm tanto carboidratos quanto grupos lipídicos, e lipoproteínas, que contêm tanto lipídeos como proteínas. Em tais biomoléculas, as distintaspropriedades químicas e físicas de seus componentes estão combinadas para preencher funções biológicas especializadas.
            Existem diversos tipos de moléculas diferentes que pertencem à classe dos lipídeos. Embora não apresente nenhuma característica estrutural comum, todas elas possuem muito mais ligações carbono-hidrogênio do que as outras biomoléculas, e a grande maioria possui poucosheteroátomos. Isto faz com que estas moléculas sejam pobres em dipolos localizados (carbono e hidrogênio possuem eletronegatividade semelhante). Uma das leis clássicas da química diz que "o semelhante dissolve o semelhante": daí a razão para estas moléculas serem fracamente solúveis em água ou etanol (solventes polares) e altamente solúveis em solventes orgânicos (geralmente apolares).            Ao contrário das demais biomoléculas, os lipídeos não são polímeros, isto é, não são repetições de uma unidade básica. Embora possam apresentar uma estrutura química relativamente simples, as funções dos lipídeos são complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares.
Quanto a sua classificação existem varias propostas contudo a mais ultilizadaos agrupa segundo a presença ou não de ácidos graxos.
Os Lipídios com Ácidos Graxos em sua composição são saponificáveis, e classificam-se em:
- Acilgliceróis (glicerídeos): compostos por 1 a 3 moléculas de Ácidos Graxos esterificados ao glicerol, formando mono, di ou triacilgliceróis (mono, di ou triglicerídeos.
- Ceras: Ácidos Graxos de 16 a 30C e álcool mono-hidroxilíco de 18 a30C.
- Fosfolipídios: Ácidos Graxos + fosfato
- Esfingolipídios: ácido graxo + esfingosina
- Glicolipídios: ácido graxo + glicerol + açúcar
Já os que não apresentam ácido graxo em sua composição classificam-se em:
- Terpenos: possuem unidades isoprenóides como unidades básicas. As vitaminas E e K são os representantes mais importantes, além de vários óleos aromáticos de vegetais.
- Esteróides:o núcleo ciclopentanoperhidrofenantreno é a estrutura básica. O colesterol (e seus derivados) e a vitamina D são os mais importantes representantes deste grupo.
-Carotenóides: um tipo de terpeno, geralmente álcool (Figura 5-4). A vitamina A é o representante mais importante deste tipo de lipídio.
- Prostaglandinas, tromboxanas e leucotrienos: são eicosanóides derivados do ácido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Identificação de lipideos
  • Métodos de separação e identificação de lipídeos
  • REAÇÕES QUALITATIVAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE LIPÍDEOS
  • Identificação de lipídeos, proteínas, carboidratos e cloreto de sódio
  • PRÁTICA 03: IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS, GLICÍDEOS E LIPÍDEOS NOS ALIMENTOS
  • Lipideos
  • lipideos
  • lipideos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!