identificação de doenças em genética clínica

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic




Avaliação processual – Genética














Identificar quais exames são necessários para que se identifique as seguintesdoenças:

→ Hipotireoidismo - exame de TSH

→ Fibrose cística - a suspeita de Fibrose Cistica é feita através dos sintomas apresentados e da história familiar do indivíduo, confirmando-se odiagnóstico através da dosagem de sódio e cloro no suor, pelo método de Gibson e Cooke.
Além do exame de suor, a doença pode ser identificada através de exame de sangue, DNA e também através do exame dopezinho.

→ Hemoglobinopatia - Dividido em 3 fases:
Primeira fase ou fase seletiva:
Essa fase é composta por análises laboratoriais que permitem identificar os principais genótipos de hemoglobinasvariantes (AS, ASH, SS, SC, SF, AC, ACH, CC, CF) e de talassemias (AA2h, AF, AH). Essas análises são as seguintes:
a – Eritrograma (Hb, VCM e HCM)
b – Morfologia eritrocitária
c – Eletroforese dehemoglobina em pH alcalino
d – Teste de resistência osmótica em NaCl 0,36%
Segunda fase ou fase complementar:
Os testes dessa fase complementam os resultados das análises obtidos na primeira fase.Por exemplo, quando se identifica a presença de Hb S em diferentes genótipos (AS, SS, SC, etc.) por eletroforese de hemoglobina em pH alcalino, não há certeza de que essa variante seja realmente a Hb S,uma vez que diversas outras variantes também migram nessa posição (ver item 9 – Lista de Hb Variantes). O teste de falcização pode resolver os genótipos de Hb AS e Hb SC, mas não resolve o da Hb SS,pois seria positivo em caso de Hb SD – A Hb D é a variante mais comum que migra na mesma posição da Hb S. Objetivamente a técnica que resolve essa questão é a eletroforese em agarose ácida que estádescrita no item 11 – Técnicas Laboratoriais. Outras análises complementares são fundamentais para quantificar hemoglobinas, especialmente as hemoglobinas A2 e Fetal, a comprovação da presença de Hb...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Genetica clinica
  • doenças geneticas
  • doenças geneticas
  • Genética
  • doenças geneticas
  • Doenças genetica
  • doenças geneticas
  • Doenças genéticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!