Identificação de custos

Páginas: 13 (3168 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013
2. A FINALIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL
2.1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para falarmos do papel e da finalidade da contabilidade gerencial para empresas primeiro é preciso entender o que é uma empresa, qual conceito devemos ter dessa palavra.
De acordo com Fabretti (2003):
Empresa é a unidade econômica organizada, que combinando capital e trabalho, produz ou faz circular bens ou prestaserviços com finalidade de lucro. Adquire personalidade jurídica pela inscrição de seus atos constitutivos nos órgãos de registro próprio, adquirindo dessa forma capacidade jurídica para assumir direitos e obrigações. A empresa deve ter sua sede, ou seja, deve um domicílio, local onde exercerá seus direitos e responderá por suas obrigações. (FABRETTI, 2003, p.36).
Sendo a empresa uma unidade econômicacuja finalidade é o lucro, torna-se necessário a utilização de ferramentas que aperfeiçoem as chances de sucesso da organização e assim obtenha o lucro esperado, ou o retorno do que foi investido, ou que pelo menos reduza às possibilidades de fracasso, ou que uma decisão equivocada possa prejudicar sua continuidade. Nesse aspecto, a contabilidade gerencial passa a ocupar a posição de ferramenta deapoio ao empresário, deixa de se prender as normas e regulamentos fiscais para uma posição de apoio gerencial.
A contabilidade é uma das ferramentas mais importante no papel estratégico das entidades, pois tanto a contabilidade financeira como a gerencial tem funções relevantes nas empresas, desde seu planejamento, passando pela fundação, formação de preços, acompanhamento dos clientes e defuncionários. Ela auxilia e dá suporte aos planos e as decisões das organizações.

2.2.1 COMO A CONTABILIDADE GERENCIAL PODE APOIAR O GESTOR EM SUAS DECISÕES?
A contabilidade gerencial tem como objetivo fornecer informações que auxiliem na tomada de decisão, sendo esse o objetivo maior da ciência contábil. A importância desta ciência para empresas já começa no planejamento da mesma.
De acordo comIudícibus (1986)
A contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira, se balanços etc. colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação eclassificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório (IUDÍCIBUS, 1986, P.15).
Segundo Scigliano (2011), diferentemente da contabilidade básica ou financeira, a contabilidade gerencial tem como objetivo criar informações a serem utilizadas por gestores e funcionários dentro da empresa. Ao passo em que a contabilidade financeira reporta informações para osindivíduos e entidades externos à organização (como acionistas, investidores, credores, reguladores e autoridades governamentais, sendo dessa maneira restrita às exigências legais e normativas), na contabilidade gerencial as organizações possuem livre arbítrio para desenvolver sistemas que trarão as informações essenciais mais importantes à tomada de decisão no contexto específico da empresa,independentemente das exigências legais e normativas. (SCIGLIANO, 2011)
Para Marion (2006):

“A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões”. (MARION,2006, P.23)

2.1.2 O PAPEL DA CONTABILIDADE NO PLANEJAMENTO
O papel da contabilidade está presente em diversas etapas da gestão dos negócios. Trata-se da produção e registro de informações que refletem a situação econômica, financeira e patrimonial das entidades. Desta forma, podem servir como base para planejamentos, controles, avaliações e investimentos que podem traçar o futuro desempenho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Identificação e classificação dos custos ambientais
  • Identificação dos direcionadores de custo do transporte rodoviário de cargas
  • A importância da identificação dos custos da qualidade num ambiente competitivo
  • Identificação e eliminação dos custos invisíveis e ocultos como vantagem competitiva na gestão estratégica
  • Identificação
  • Identificação
  • IDENTIFICAÇÃO
  • Identificação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!