IDENTIFICAÇÃO DE CARBOIDRATOS

Páginas: 8 (1867 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013







IDENTIFICAÇÃO DE CARBOIDRATOS
AÇUCARES REDUTORES E HIDRÓLISE DE DISSACARÍDEOS
HIDRÓLISE DOS POLISSACARÍDEOS










TERESINA, 2013






Trabalho realizado para obtenção parcial de nota da disciplina de Bioquímica.















RESUMO

Os carboidratos são compostos encontrados em abundância na matéria orgânica. O presente experimentoteve como objetivo a identificação de carboidratos. Estes, sob a ação desidratante de H2SO4 concentrado originaram furfural e seus derivados. Juntamente com o α-naftal, tais substancias condesaram-se, formando um composto de coloração violeta. Para tal, utilizou-se o reagente de Molish. Já para diferenciar aldoses e cetoses, a reação correspondente é Seliwanoff, que sob a ação desidratante do HClforam transformadas em derivados de furfural, que condensados com o revorcinol produz um composto vermelho.
A sacarose é um dissacarídeo encontrado em plantas (açúcar comum), formada por unidades de D-glicose e uma D-frutose. Dessa forma, dissacarídeos são carboidratos que podem ser divididos em dois por hidrólise. No procedimento, foi possível identificar o carboidrato redutor. Observou-seque o amido e a água reagiram com Benedict. Foi constatado que a sacarose forma dois redutores e não foi considerado um açúcar redutor.
Na hidrólise de polissacarídeos que são carboidratos que podem formar por hidrólise mais de 10 unidades de monossacarídeos. Tratou-se o amido por um ácido quente, e a partir de sucessões de hidrólises, formou-se dextrinas (amilo, eritro e acrodextrinas),maltose e glicose como produto final. As dextrinas são classificadas pela reação colorida que sofrem com o iodo. Nas reações, os produtos identificados (coloração) para amido, amilodextrina, eritrodextrina e acrodextrina foram, respectivamente: azul, roxa, vermelha e incolor. Observou-se que com o reativo de Bennedict, a dextrina não foi hidrolisada totalmente.











INTRODUÇÃODEFINIÇÃO:
De acordo com Lenninger, carboidratos são considerados as biomoléculas mais abundantes na Terra. Alguns carboidratos (açúcar comum e amido) são à base da dieta na maior parte do mundo e a oxidação dos carboidratos é a principal via metabólica que fornece energia para a maioria das células não fotossintéticas.
FUNÇÕES:
Polímeros insolúveis de carboidratos funcionam tantocomo elementos estruturais quanto de proteção nas paredes celulares bacterianas e de vegetais e nos tecidos conjuntivos de animais.
Há polímeros de carboidratos que agem como lubrificantes de articulações esqueléticas, e participam do reconhecimento e da coesão entre as células.
Polímeros mais complexos de carboidratos, ligados covalentemente a proteínas ou lipídeos, agem como sinaisque determinam a localização intracelular ou o destino metabólico dessas moléculas híbridas.
CLASSIFICAÇÕES:
Os carboidratos estão distribuídos em três classes principais, de acordo com o tamanho: monossacarídeos, dissacarídeos e os polissacarídeos.
Os monossacarídeos, também chamados açúcares simples, constituem em uma única unidade de poliidroxialdeído ou cetona. O monossacarídeomais abundante na natureza é o açúcar com seis átomos de carbono na molécula, a D-glicose.
Os oligossacarídeos são compostos por cadeias curtas de unidades monossacarídicas, unidas entre si por ligações chamadas ligações glicosídicas. A sacarose, ou açúcar de cana é o principal representante, sendo composta por dois monossacarídeos, D-glicose e D-frutose, ambos com seis átomos de carbono.Os polímeros de açucares que contém mais de 20 unidades de cadeia são chamados polissacarídeos. Podem ter cadeias contendo centenas ou milhares de unidades monossacarídicas. A celulose, por exemplo, tem cadeias lineares, enquanto o glicogênio possui cadeias ramificadas.



MATERIAL E MÉTODOS

Identificação dos carboidratos
Reação com reagente Molish
Materiais: tubo de ensaio,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Identificação dos carboidratos e carboidratos reagentes
  • identificação de Carboidratos
  • Identificação de carboidratos
  • identificação de carboidratos
  • identificação de carboidratos
  • Identificação de carboidrato
  • Identificação de Carboidratos
  • identificação de carboidratos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!