Identidade

Páginas: 2 (396 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
TEORIA DA LITERATURA
FERNANDA JULIETE CARNEIRO

IDENTIDADE, IDENTIFICAÇÃO E O SUJEITO

O que é o “eu” e o que faz com que ele seja o que é? Otexto traz duas perguntas sobre este assunto: O “eu” é algo dado ou algo construído? E ele deve ser concebido em termos sociais ou individuais? De acordo com a tradição moderna dominante, aindividualidade do indivíduo é algo dado e pode ser usada para explicar o “fiz o que fiz porque sou quem sou”.
As obras literárias trazem vários modelos de como se forma a identidade - que pode ser formada desdeseu nascimento ou mudada de acordo com situações – e trazem também respostas para as questões sobre identidade que a literatura sempre trabalhou. A literatura em si desempenhou e desempenha papelimportantíssimo na formação da identidade de leitores e os encoraja a se identificarem com os personagens nas obras.
“Quem sou eu?” é uma pergunta que pode nos levar a muitos caminhos e muitaspesquisas. Suas origens podem ser dadas e também construídas. O eu pode ter uma parte de sua identidade criada assim que ele nasce, dependendo do ambiente e da família que o rodeia quando vem ao mundo. Apartir daí, outra parte é criada em sua infância, nas relações que iniciará com outros indivíduos de mesma idade, nas experiências que viverá nesta época e que serão lembranças até sua velhice.Independente do que lhe é imposto pela sociedade, religião, família, leis, etc, o período da adolescência é quando o indivíduo acha que descobriu quem é o eu, o que o formou e o que ele fará no resto de suavida. Nesta época também se construirá mais uma parcela de sua identidade, mas é na fase adulta que, normalmente, as características do eu irão realmente amadurecer, se formar e se fixar.
Nesta fase,depois de muitas experiências de vida e amadurecimento, é que pode-se ter uma ideia melhor de quem é este eu, o que o formou até aquele dia, o que ele ainda será. Porém, mesmo com anos de experiência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Identidade
  • Identidade
  • IDENTIDADE
  • Identidade
  • identidade
  • Identidade
  • identidade
  • identidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!