Identidade e a diferença

Páginas: 5 (1217 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2012
HISTÓRIA DO BRASIL


Prof. Antonio Felix da Silva Neto

Resenha sobre o texto de Tamaz Tadeu: A produção social da identidade e da diferença

No texto de Tomaz Tadeu sobre a identidade e a diferença, o autor chama atenção sobre questão da valorização do multiculturalismo e da diferença utilizados pela teoria educacional critica e até mesmo na pedagogia oficial, tratadas, segundo ele, deforma marginal, como “temas transversais”, sem a menor preocupação com a teoria da identidade e da diferença. Em outras palavras sem a menor preocupação de analisar essa teoria de forma crítica. O chamado multiculturalismo apóia-se, na opinião do autor, em um vago e benevolente apelo à tolerância e ao respeito para com a diversidade e a diferença.
A identidade e diferença, segundo o texto, sãoconcebidas em uma primeira aproximação como algo independente, autossuficiente, autônomo. No entanto, percebe-se que a identidade e a diferença estão em uma relação de estreita dependência, pois a construção da identidade depende diretamente da elaboração do conceito das diferenças. Dessa forma, essa autonomia somente seria concebida num mundo imaginário totalmente homogêneo, onde as pessoaspartilhassem das mesmas identidades, as afirmações nesse caso não fariam sentido. Além de serem interdependentes, segundo afirma o texto, elas são resultadas de atos de criação linguística, produto da cultura e do social. A identidade e diferença não são, portanto, criaturas do mundo natural ou transcendental que esteja simplesmente aí, a espera de serem descobertas reveladas, respeitadas ou toleradas.Como ato linguístico, a identidade e a diferença estão sujeitas a certas propriedades que caracterizam a linguagem em geral, como por exemplo, a linguagem é um sistema de diferenças sem nenhum valor absoluto, não fazendo sentido se consideradas isoladamente.
A identidade e a diferença, pensada dessa forma, não pode ser entendida fora dos sistemas de significação, nos quais adquire sentido, nem comouma estrutura estável segundo as ideias de Derrida e Edward Sapir. Como uma construção social a identidade, assim como a diferença, traduzem o desejo dos diferentes grupos sociais de garantir o acesso privilegiado aos bens sociais. Onde existe identidade e diferença aí está presente o poder de incluir, de classificar de normalizar, etc.
Segundo Tomaz Tadeu, o processo de produção da identidadeoscila entre dois movimentos: o de fixar e o de desestabilizar. Em relação ao processo de fixar pode-se utilizar, segundo o autor, o exemplo das identidades nacionais que se utiliza de argumentos como o de mitos fundadores, criando-se uma “comunidade imaginária” que permite ligar pessoas a laços imaginários. A língua tem sido um dos elementos centrais desse processo que serve como imposição dasnações modernas ao longo da história. Além desses, pode-se destacar hinos, brasões, bandeiras, heróis, etc. Enquanto que no movimento de subversão pode ser representadas como movimentos migratórios, também representados pela metáfora de deslocamento, consideradas como identidade móvel. Embora de forma indireta as metáforas da hibridização, da miscigenação, do sincretismo e do travestismo. O hibridismo,analisado em relação ao processo de produção das identidades nacionais e étnicas, através da mistura e da conjunção entre diferentes nacionalidades coloca em xeque aquele processo que tende conceber as identidades como algo fixo. A identidade que se forma a partir da hibridização não é mais integralmente nenhuma das identidades originais, embora guarde traços delas. Segundo a teoria cultural, aoconfundir a estabilidade e a fixação da identidade, a hibridização, de alguma forma, também afeta o poder. Em geral a identidade e a diferença estão estreitamente ligadas ao sistema de representação.
Na história da filosofia ocidental, a ideia de representação estaria ligado a busca de formas apropriadas de tornar o “real” presente, isto é, de apreende-lo o mais fiel possível. O movimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Identidade e Diferença
  • Identidade e diferença
  • Identidade e diferença
  • Identidade e diferença
  • identidade e diferença
  • Identidade e Diferença
  • A produção social da identidade e da diferença
  • Multiculturalismo, identidade e diferença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!