Identidade e aliençao

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Introdução e Fundamentos do Serviço Social








ESTUDO DIRIgido













2012





1.Como se caracterizou a Revolução Industrial?

A principal caracteristica deste periodo é a passagem do trabalho artesanal para o industrial. A revolução industrial é lembrada pelo principio do movimento, com a máquina a vapor e o tear mecanico sendo seus grandessimbulos. Lembrando que no séc. XVIII havia o dominio do capital sobre o trabalho, pois os trabalhadores não estavam organizados, diferente de seus empregadores.

2. Quais as características do capitalismo industrial?

O capitalismo industrial, tem seu apice com o aparecimento das máquinas movidas por energia não-humana e não-animal, ele é fundamentado no modo capitalista deprodução, que era estabelecido pela compra e venda da força de trabalho.

3. Explique a frase: “as relações de produção são fundamentais, pois é em seu interior que o possuidor do dinheiro se transforma em capitalista e, personificando o capital, consuma a mercantilização do trabalhador mediante a compra de sua força de trabalho e sua sujeição ao domínio do capital. (….), o produtor da mercadoria, assimcomo o restante da população” (pág 39).

O que nos é apresentaado neste trecho, é que para haver o giro de capital é nescessario um sistema para que o dinheiro circule. Em resumo, o trabalhador vende sua força de trabalho para o dono da fabrica, depois com o seu salario, ele compra os produtos que ele esmo fabricou, desta forma o empregador continua com o dominio do capital.


4.Explique a frase: “Submetido ao controle e ao mando do dono do capital, o trabalhador sofria dupla violência (…) responder por sua ação” (pág 40).

Os trabalhadores eram tratados apenas como peças, pois eram obrigados a se sujeitas a um salario miseravel e a manter o mesmo ritimo que as maquinas tinham, alem de trabalhar em condições precarias.

5. Como surgem as cidades industriaise que características tinham?

Como as empresas estavam concentradas nas grandes unidades fabris, era preciso que a população operarias pudesse morrar proximo as fabricas, para ser acionada quando necessario. Além disso, as cidades industriais nascem da necessidade de alocar a população que estava crescendo de maneira descontrolada, a mortalidade estava diminuindo.

6. Por que se deuo processo de desvalorização humana?
Pela contradição que havia entre as classes sociais, pois os burgueses olhavam a classe operária sem qualquer sentimento humano, eles representavam apenas a força de trabalho que era necessaria nas fabricas, sendo este trabalho desvalorizado e de baixo custo, dando origem também a mais-valia.

7. A partir das páginas 43 a 46, fale sobre a origem domovimento operário.
O protesto e a recusa imposta pelo capitalismo surge muito antes do que podemos imaginar, nas décadas iniciais do século XlX na Inglaterra berço do movimento operário observamos diferentes manifestações de lutas por objetivos opostos entre burguesia e proletariado que se tornava a reprodução do domínio de classes, Suas primeiras manifestações fora a resistência,depois não se dirigindo ao explorador mais ao instrumento de exploração “maquina” que exigia do trabalhador longas jornadas através do qual o capitalista obtinha o máximo de lucro.

8. Caracterize o movimento operário: 1) cooperativista e 2) sindical.

1) Cooperativista: visava organizadamente melhores condições de vida aos trabalhadores.
2) Sindical: lutava por melhore condições de trabalho ede direitos trabalhistas.
Mas ambos lutavam pela reconquista do direito político de livre associação, os adeptos de ambas se uniram em 1819 realizando uma manifestação na cidade de Manchester símbolo da industrialização capitalista e em 1824 conseguiram que o Parlamento aprovasse uma lei que impediam a associação dos trabalhadores para quais quer fins.

9. O que defendia a Carta do Povo?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alienção Parental
  • alienção parental
  • Aliençao Moral
  • Alienção Social
  • ALIENÇÃO PARENTAL
  • identidade
  • Identidade
  • Identidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!