IDENTIDADE PROFISSIONAL DO EDUCADOR E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

2064 palavras 9 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA

DANIELA CAROLINE DERBLI

IDENTIDADE PROFISSIONAL DO EDUCADOR E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Manoel Ribas
2013
DANIELA CAROLINE DERBLI

IDENTIDADE PROFISSIONAL DO EDUCADOR E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Trabalho apresentado ao Curso Superior em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Políticas Educacionais, Organização do Trabalho Pedagógico: reflexão e pesquisa, Psicologia da Educação e Seminário II.

Profs.: Raquel Franco Ferronato, Carlos Eduardo Gonçalves, Edilaine Vagula, Okçana Battini.

Manoel Ribas
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 9 1 INTRODUÇÃO
Em meio as grandes e significativas transformações que a sociedade vem passando, o presente trabalho tem o intuito de demonstrar a necessidade do professor se posicionar sobre a leitura da realidade. Essa leitura engloba sua própria formação, a situação em que estão as escolas e os encaminhamentos que devem surgir a partir de uma reflexão e do seu olhar sobre dada realidade.
Dentro desse contexto de diversidade dos saberes, avanços científicos e tecnológicos e da velocidade das mudanças, o presente trabalho, o professor deve passar por processos de formação continuada.
Ainda, pode-se dizer que a identidade profissional do professor é adquirida através da junção da formação inicial, que é aquela vista na universidade, seguidamente através d educação continuada, a qual busca de conhecimento constante por parte do docente. O conhecimento se dá através da relação entre professor, aluno, instituição escolar e a própria sociedade. A identidade profissional é adquirida no cotidiano, através das relações e vínculos,

Relacionados