Identidade brasileira: mito e literatura

Páginas: 3 (660 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Análise Crítica da Palestra de José de Paula Ramos Jr. no programa Café Filosófico CPFL gravada no dia 18 de novembro de 2011, em São Paulo.
Enveredando-se à busca de uma identidade nacional,criamos um sentimento de identidade cultural, a partir do momento que conhecemos as características essenciais do Brasil em diferentes dimensões: sociais, materiais e culturais, a qual é marcada pelamultiplicidade de culturas e etnias que formaram o país em suas raízes históricas. Essa identidade brasileira não é uma essência, mas uma narrativa constituída por múltiplas narrativas, uma narrativacoletiva, em que o mito exerce um papel decisivo, diz José de Paula Ramos Jr.
No século XVI, quando o Brasil foi o Brasil foi descoberto, os índios e a natureza do nosso país começaram a ser tratadospelos europeus como forma de divulgar a nova terra descoberta. A representação do índio pelos europeus era fantasiosa e baseada na descrição de viajantes e religiosos, os mesmos que forneceram asprimeiras imagens dessa terra. Nela, o escrivão da esquadra de Cabral descreve os indígenas como formosos, relata a presença das pinturas corporais e conta que andavam nus como adão no paraíso terrestre.
Arepresentação da nossa identidade nasce de um postulado e uma invenção é o mito que dá sentido às narrativas, que consolida em lendas e figuras toda experiência mágico-fantástica do povo, tudo queapavora tudo que alegra fundamente o povo está no mito, em suas raízes. O mito tem o poder de destilar as realidades nunca imaginadas antes, a literatura se apropria do mito para reconstruir o imaginárionacional, e assim se estabelece como um panorama criado para delinear o caminho percorrido pela busca de uma identidade nacional.
Na literatura evidenciamos especialmente nas obras dos autores doromantismo e modernismo a criação de um caráter nacional, que deu, a os brasileiros os elementos com os quais podiam se identificar, criando-se assim, uma nação livre e autônoma, porque éramos vistos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O MITO BANDEIRANTE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA
  • A Identidade Brasileira
  • Identidade Brasileira
  • A Representação da Identidade Negra nos Livros Didáticos da Disciplina de Literatura Brasileira
  • PERFIS DA MULHER NA LITERATURA BRASILEIRA: UMA LEITURA INTERTEXTUAL DA IDENTIDADE FEMININA
  • Identidade Brasileira
  • Identidade Brasileira
  • identidade brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!