Ideia de Populismo

Páginas: 5 (1160 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014
 Para se estudar os movimentos populistas no Brasil é necessário, pensar um pouco em como esse tema foi utilizado, quais seus significados em tempos e situações distintas na academia. E como ele se torna comum na impressa, livros didáticos etc. depois da 1930. Observar como a historiografia discute fatores de desigualdade social e politica e o uso de aparelhos ditos de manipulação utilizadopara coagir a população.
Não busco aqui discutir todo esse processo, mas sim buscar entender como dois autores, trabalharam esses conceitos. E pensar como a relação material e simbólica entre Estado/Trabalhadores foi elaborada.
Na construção desse processo o autor Francisco Welffor, faz algumas colocações que se destacam nesse debate. Para ele o populismo apresenta algumas características que odistinguem, dentre destaco aqui a personificação do poder. Mostrando que a imagem de um governante paternal que da a seu povo direitos trabalhistas, que fala com o operário a noite pela rádio, é uma característica de quem está no poder, da politica dominante no período.
Welffor coloca que o estado não tem uma relação unilateral, pelo contrario, ele busca se equilibrar entre a burguesia e ooperário para manter sua posição politica. Ao estudar o conceito de populismo de Welfor, a historiadora Angela de Castro Gomes faz a seguinte síntese.
“Para Welffor, simplificando muito, pode-se dizer que o populismo é o produto de um longo processo de transformação da sociedade brasileira, instaurado a partir da Revolução de 1930, e que se manifesta de uma dupla forma: como estilo de governo e comopolítica de massas.”(2001.p.32)

É interessante lembrar que o trabalhar esta nesse momento vivendo um processo de inclusão politica, ele sente grato, pelas conquistas e direitos a eles ‘doados’ na Era Vargas. Mostrando assim que eles não são manipuláveis e que fazem parte de processo de pacto estabelecido entre ele e o Estado.
Um fator importante na construção da relação material e simbólicacom o Estado, é a proporção e a importância dos discursos nos rádios. Ele permitiu o sentido de aproximação trabalhador/governo, mostrando que o operário se sentisse importante e parte do processo politico do país.
Octavio Ianni, também discutiu sobre o assunto, para isso ele analisa as estruturas econômicas. Segundo o autor o populismo no Brasil começa a surgir juntamente com o movimente detransição da população do campo para as cidades. A 1ª Guerra Mundial foi também um elemento que marcou o Brasil, no campo da industrialização marcado por esse inicio de urbanização.
A industrialização no país na década de 30 foi caracterizada por Ianne como um modelo agrário exportador, implantado no período colonial e continuado ate o período republicano. Essa situação que permitiu segundo ele osurgimento do populismo.Em 30 com Vargas o estado passa a intervir mais efetivamente na economia, criando por exemplo a PETROBRAS E BNDE é importante ressaltar também que a um investimento em educação e cultura. Dessa maneira Ianne mostra como a politica de massa cresce e se transforma de acordo com a economia do país.
Com o momento de transformação industrial, as massas passam a ser uma grandeparcela da sociedade e, por isso as decisões politicas não poderiam ser tomadas sem levar isso em consideração. Para controlar e delimitar o campo de atuação delas o nacionalismo e outros instrumentos são usados pelo estado como por exemplo a criação das leis trabalhistas.
O Golpe Militar de 1964, segundo Ianne teve como objetivo preparar o Brasil para a industrialização e internacionalizaçãoda política. Consolidando assim o modelo de exportação e desenvolvimento associado. Para ele as mudanças econômicas , reflete na sociedade através dos conflitos e tensões.
Ao pensar na construção do termo populismo, estudando e comparando autores diferentes, aumento o leque de trabalho do historiador. Aqui foram apresentados somente dois autores que discutiram o populismo e nos permite entender...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Populismo
  • populismo
  • Populismo
  • Populismo
  • populismo
  • populismo
  • Populismo
  • Populismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!