ideia central e objetivos do texto de perry anderson "as invaões"

418 palavras 2 páginas
Perry Anderson - As Invasões Bárbaras.

A Idéia Central do Texto –

Perry Anderson nos mostra o efeito radical causado e a relação com as duas invasões germânicas que sem o poder de um enfrentamento e colocação a altura do atual império romano que ali dominava, acabando ali realizando entre os povos germânicos e os romanos algumas concessões como na partilha de terras. No decorrer da leitura do texto se observa a idéia de que mesmo sendo os colonos germânicos dentre eles os Visigodos percorrendo em direção à península ibérica (em especial a Espanha), os Ostrogodos da Ucrânia a Itália, Vândalos da Silésia (região dividida entre a Polônia, Rep. Tcheca e Alemanha) a Tunísia dentre outros povos desenvolvimento desses povos e até mesmo uma organização seja ela de impor um padrão social e econômico, social e religioso nessas duas ondas de invasões, que ainda sim contribuiu para a queda do império ocidental.
Perry Anderson nos mostra que, os bárbaros ao se instalarem em terras Romanas mantinham seu modo de vida primitivo e as diferenças sociais e políticas eram visíveis, as províncias era uma desordem devido à má administração, e por muitos outros motivos de convivência em que os bárbaros não estavam acostumados.
O texto de Perry Anderson aponta uma fragilidade na organização desses povos bárbaros que causou a pouca duração de vida dos estados, a exemplo disso foi a expulsão dos visigodos da região da Gália (hoje território Francês).

• Posicionamento Crítico

Numa visão politica relata pelo autor ele mostra com clareza a “autonomia” e “Independência” dos colonos germânicos na segunda onda de invasões migratórias referente às leis e o sistema jurídico imposto pelos Romanos.
Aponta também a questão religiosa com a igreja germânica paralela a romana e depois em 587 a.c a renuncia visigótica na Espanha ao arianismo, e a aceitação do reino lombardo ao catolicismo anos mais tarde em 653. A crítica apontada no texto de Perry Anderson ao sistema

Relacionados