Ideb mostra que estagna o do ensino m dio reflete altas taxas de evas o escolar

807 palavras 4 páginas
Ideb mostra que estagnação do ensino médio reflete altas taxas de evasão escolar

compartilhar: Facebook Google+ Twitter

postado em 07/09/2014 00:12 / atualizado em 07/09/2014 07:39
Renata Mariz

Recém-divulgado pelo governo federal, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ensino médio, que permaneceu em 3,7 pontos, numa escala de 0 a 10, entre 2011 e 2013, sintetiza bem a estagnação dessa etapa escolar no país, mas não revela consequências ainda piores da má qualidade dos colégios. Pouco atraídos pelo aprendizado, um em cada dez estudantes do antigo segundo grau abandona as salas de aula antes do término do ano letivo. Além disso, 12% reprovam e 30% dos matriculados estão com atraso de mais de dois anos no fluxo regular.

Os dados do Ministério da Educação (MEC) desenham o cenário assustador do ensino médio no Brasil, sobretudo porque o público a que se destina, adolescentes e jovens, está naturalmente mais propenso a trocar o estudo pelo trabalho ou a simplesmente não buscar nem um nem outro — a chamada geração "nem-nem", estimada em um a cada cinco brasileiros de 15 a 29 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Especialistas em educação chamam a atenção para a urgência de uma reforma no sistema de ensino, sob pena de um retrocesso em conquistas sociais recentes.

Para a professora Mônica Cavalcanti, que leciona na rede pública do Distrito Federal e é doutoranda em educação pela Universidade de Brasília, o colapso atual do ensino médio é um acúmulo de práticas inadequadas desde os primeiros anos do ensino fundamental, a exemplo do afrouxamento na avaliação dos alunos. “Nosso sistema é escalonado. O que se aprende será importante para a fase seguinte. O que não se aprende, da mesma forma, trará impacto. A lógica do sistema leva o estudante a, mesmo não tendo propriedade suficiente do conteúdo, avançar. Até chegar um momento em que ele simplesmente não consegue aprender, fica desestimulado e sai”,

Relacionados